Outro

MELOR APLICADO NA AMÉRICA DO SUL
07-12-2009

A Faculdade de Medicina da Universidad Austral de Chile (UACh) tornou-se na primeira instituição de ensino superior a aplicar o projecto Medical Learning Objects Repository (Melor). A utilização do repositório de objectos de aprendizagem desenvolvido no grupo de I&D do ISEP Graphics, Interaction and Learning Technologies (GILT) deu-se no seguimento da visita de António Vieira de Castro ao continente sul-americano.

Vieira de Castro esteve na UACh a convite do programa MECESUP AUS0705 “Metodología de Construcción Colaborativa de Objetos de Aprendizaje con Contenidos Anatomoclínicos y Organismos Patógenos", onde apresentou as valências do Melor – um repositório internacional de saúde, que permite compartilhar recursos entre instituições de ensino e profissionais da área da saúde a nível global. A estadia do docente do ISEP serviu para realizar um trabalho de acompanhamento personalizado do corpo docente e estudantil da instituição chilena. Vieira de Castro deu formação sobre a utilização deste sistema, que se crê poder potenciar a transmissão de dados, contribuindo para uma maior disseminação do conhecimento e oportunidades de colaboração.

A comunidade académica da UACh já está a utilizar ferramentas que permitem o registo e a comunicação de objectos de aprendizagem, como teses, artigos ou vídeos. O Melor será oficialmente lançado nesta instituição em Março de 2010.

+INFO: António Vieira de Castro | GILT | Facultad de Medicina de la UACh