Outro

GILT LIDERA PROJECTO EUROPEU SELEAG
11-11-2009

O ISEP vai acolher nos próximos dias 16 e 17 de Novembro a primeira reunião do projecto SELEAG - Serious Learning Games. Este projecto europeu é coordenado por Carlos Vaz de Carvalho e liderado pelo GILT.

O GILT (Graphics, Interaction and Learning Technologies), grupo de I&D do ISEP vai liderar o SELEAG. Este projecto europeu tem como tema a utilização de Serious Games para o ensino. Os jogos de computador têm ampla aceitação entre os alunos mais jovens, pela sua natureza desafiante, mas também pelas interacções sociais que geram (especialmente jogos baseados na Web). Investigações nesta área, demonstram que os jogos desenvolvem capacidades mentais como a estratégia, o cálculo mental e a tomada de decisão, mas a aquisição de conhecimentos através de jogos é menos estudada.

Os Serious Games são projectados especificamente para mudar comportamentos e difundir o conhecimento e são amplamente utilizados com adultos em situações de formação, como preparação para emergências, liderança e até mesmo de cidadania. O uso de jogos sérios com um público mais jovem tem sido muito pouco explorado.

O objectivo do projecto SELEAG é o de avaliar o uso de Serious Games para aprender conceitos e noções de história, cultura e fenómenos sociais. Consiste num jogo online extensível, multi-língua, multi-jogador, colaborativo e social para a partilha e aquisição de conhecimento da história das regiões da Europa. Inicialmente serão desenvolvidos três cenários diferentes, mas interligados. Estes cenários serão usados para que os alunos/actores estejam envolvidos num jogo que replica a evolução desses lugares europeus ao longo dos últimos 600 anos nas áreas social, cultural, económica, de aproveitamento de recursos e militar. Os alunos irão assumir papéis de personagens que tiveram posições relevantes nessa evolução.

Uma metodologia será desenvolvida para avaliar a aprendizagem multidisciplinar (história, geografia, economia, etc.), de consciência social e de mudanças de atitudes em relação à aprendizagem e a uma identidade europeia.

Financiado pela União Europeia, através do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida - Comenius -, o SELEAG tem um orçamento global de 400 mil euros.

+INFO: Carlos Vaz de Carvalho | GILT