Outro

ENGENHARIA ISEP NAVEGA DA GALIZA AO MEDITERRÂNEO
24-07-2014

Parceiro do "cluster" Oceano XXI, o Instituto Superior de Engenharia do Porto vai estar na Universidade Itinerante do Mar (UIM) 2014. Quatro estudantes e uma docente vão representar o ISEP e testar potencialidades da engenharia para explorar o conhecimento e a economia do mar.

«A participação do Instituto Superior de Engenharia do Porto na UIM reveste-se de uma importância estratégica. Por um lado, proporciona aos estudantes uma experiência única de aprendizagem in situ – os cursos de mar a bordo do navio-escola Creoula. Por outro lado, a instituição reforça a sua posição, internacionalização e parcerias no domínio da engenharia do mar», destaca Benedita Malheiro, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica.

A engenharia do mar representa «um dos domínios de investigação, desenvolvimento e inovação do ISEP e, em particular, da especialização em sistemas autónomos do mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores», aponta a professora, que refere «o interesse e as capacidades dos engenheiros formados no ISEP para contribuírem com soluções para os desafios da economia do mar»

«Autonomia energética, desenvolvimento e exploração sustentável dos recursos marinhos, navegação, operações de socorro, monitorização remota da qualidade da água e do ar, das condições meteorológicos e dos recursos são algumas das inúmeras vertentes onde a engenharia pode e deve dar o seu contributo na exploração de um dos maiores recursos nacionais. Estas vertentes são incontornáveis para uma tomada de decisão estratégica, política e empresarial corretamente fundamentada», indica Benedita Malheiro.

Já Filipe Silva, um dos estudantes que irá representar o ISEP na UIM, aponta à «oportunidade única de expandir horizontes, que poderá desvendar novos conhecimentos e contactos».

O mestrando em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores vê na robótica e sistemas autónomos «o principal meio de exploração aquática e subaquática na atualidade», sendo um aliado fundamental para potenciar os recursos marinhos e energéticos».

Neste sentido, a possibilidade de participar na UIM 2014 é enquadrada com o investimento global do ISEP para providenciar oportunidades aos seus estudantes.

«A variedade de possibilidades que o ISEP apresenta aos alunos para expandirem os seus horizontes e a forte componente prática que impõe nos seus cursos são os elementos que destaco da minha experiência», releva Filipe Silva.

«O ISEP é instituição do ensino superior europeu exigente, moderna e internacionalizada, que está comprometida com os mais recentes paradigmas da educação e aprendizagem em engenharia. Possui uma oferta formativa de qualidade, abrangente e diversificada, que inclui 11 licenciaturas e 11 mestrados. O próprio dinamismo na organização e participação em concursos, eventos e formações temáticas é pensado para promover o desenvolvimento profissional, científico, social e pessoal dos estudantes, apoiando a integração profissional e as perspetivas de evolução na carreira», finaliza Benedita Malheiro.

Coorganizada pela Universidade do Porto, Universidade de Oviedo (Espanha) e Escola Naval (o ISEP é parceiro na qualidade de entidade associada), a UIM tem como tema este ano a “A Península Ibérica Costa a Costa. Valorização dos Ecossitemas Marinhos”, englobando duas rotas:
1º curso – Porto-Avilés-Cies-Porto-Berlengas-Lisboa-Porto (30 de julho – 9 de agosto)
2º curso – Porto-Lisboa-Ceuta-Formentera-Palma de Maiorca-Barcelona-Porto (8-22 de agosto).

Filipe Silva, Hélder Oliveira, Bruno Matias e Tiago Santos, mestrandos em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, juntamente com Benedita Malheiro, serão os embaixadores ISEP para o mar.