Outro

PROJETO SOBRE INTRODUÇÃO DE BATERIAS NUM SISTEMA ELÉTRICO ISOLADO
20-05-2014

Estudo de mestrando em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia permite desenvolver ferramenta para melhorar o potencial de fontes renováveis na Madeira. O projeto de Miguel Miguel foi desenvolvido junto da Empresa de Eletricidade da Madeira.

A necessidade de adotar medidas que atenuem a variabilidade das energias renováveis em redes isoladas e de pequena dimensão foi o tema da dissertação de Miguel Miguel, para o mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia.

A dissertação, realizada em colaboração com a empresa EEM – Empresa de Eletricidade da Madeira, apresenta uma ideia inovadora para aumentar a fiabilidade da rede elétrica isolada na ilha, através de tecnologias de armazenamento de energia elétrica. Desenvolvido sob a orientação de Teresa Nogueira, docente do ISEP, e de Agostinho Figueira e Aires Henriques, engenheiros da EEM, o estudo de Miguel Miguel permitiu o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de simular o impacto técnico e económico da introdução de baterias em larga escala no sistema elétrico madeirense.

O impacto positivo desta estratégia foi constatado no melhoramento da garantia de potência das energias renováveis, tornando-as mais previsíveis e com maior possibilidade de integração no despacho da rede. Para além da melhoria na garantia de abastecimento, esta estratégia proporciona reservas consideráveis de energia, aspeto essencial para manter a estabilidade e segurança do sistema.

Avaliado com 18 valores, este é mais um exemplo das mais-valias da promoção de projetos finais de curso em ambiente laboral, promovida pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.

O mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia especializa engenheiros para a competitiva indústria elétrica, apoiando o desenvolvimento de competências vocacionadas para a inovação tecnológica de produtos, serviços e aplicações.

+INFO: DEE