Outro

LEMA AJUDA INDÚSTRIA PORTUGUESA A RESOLVER PROBLEMAS COM AUXÍLIO DE MATEMÁTICOS
13-05-2014

O ISEP, através do Laboratório de Engenharia Matemática (LEMA), foi um dos “sponsors” do 101º Grupo de Estudo Europeu de Matemática com a Indústria (ESGI). Durante cinco dias, dezenas de matemáticos propuseram soluções aos problemas apresentados por empresas portuguesas.

A 101ª edição do Grupo de Estudo Europeu de Matemática com a Indústria decorreu entre 5-9 de maio de 2014, em Lisboa e contou com o contributo de especialistas do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Durante uma semana, matemáticos trabalharam para encontrar soluções para os desafios lançados pelas empresas portuguesas: EDP, TAP, SISCOG e Spiralpack.

Beneficiando desta parceria, estas quatro empresas apresentaram problemas em áreas tão distintas como a modelação de um processo de empacotamento de tubos de cartão; a otimização das operações de assistência a aeronaves; a modelação dos preços de oferta e procura de energia elétrica; ou a atribuição de tarefas numa empresa de transportes.

Os matemáticos presentes, onde se incluíam elementos do LEMA, apresentaram, no final da semana as primeiras conclusões sobre os estudos efectuados.

Estes grupos de trabalho, que tiveram origem no Reino Unido na década de 1960 e que têm sido realizados anualmente no nosso país desde 2007, são uma oportunidade única para as empresas discutirem, reforçarem e renovarem as ligações da matemática com a indústria na modelação e resolução de problemas prementes para as suas organizações.

Em anos anteriores, empresas como Critical Software, REN, SIBS, Sonae ou TAP, no caso português, e Airbus, Lego, Philips, Unilever ou Vodafone, em eventos no Reino Unido, Holanda e Dinamarca, já recorreram às competências destes grupos de estudo, reconhecidos mundialmente e com excelentes resultados.

+INFO: LEMA