Outro

DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS RÁPIDOS PARA DETERMINAÇÃO DE DROGAS EM MEIO AQUÁTICO
07-03-2014

Projeto de mestrado em Engenharia Química foi premiado na categoria de recursos naturais da competição europeia Future Ideas 2014. A investigação desenvolvida pela mestre Helena Gomes propõe um novo tipo de papel capaz de detetar a presença de antibióticos em tanques de aquacultura, contribuindo para melhorar a qualidade e segurança alimentar.

A vasta aplicação de antibióticos em sistemas de aquacultura tem conduzido ao aparecimento de espécies microbianas resistentes, devendo ser evitada ou, se possível, minimizada. A minimização implica um controlo muito rigoroso das doses aplicadas, algo que só pode ser realizado se todo o processo analítico for simples, barato e puder ser implementado no local.

Atendendo a este enquadramento, o estudo “Desenvolvimento de Métodos Rápidos para Determinação de Drogas em Meio Aquático” deu origem à produção de papel sensibilizado a antibióticos. O papel de celulose foi modificado quimicamente de forma a alterar a sua cor na presença de um antibiótico. Deste modo, a sua aplicação no domínio da aquacultura, permitirá controlar os níveis de antibióticos a que estão sujeitos os peixes crescidos em cativeiro e que fazem parte da alimentação humana.

«Os materiais sensores preparados foram caracterizados do ponto de vista do seu desempenho analítico e foram testados em água ambiental dopada com antibiótico. O processo estabelecido é promissor, antevendo a concretização de uma metodologia simples, barata e local para a monitorização de antibióticos em águas», refere a antiga aluna do ISEP.

«Este é mais um passo rumo à redução da resistência aos antibióticos, um problema atual de saúde pública ainda por resolver. O segundo lugar numa competição europeia é, por isso, o reconhecimento científico europeu da qualidade do trabalho desenvolvido e do seu impacto social, sendo motivo de prestígio para o Instituto Superior de Engenharia do Porto e para a na comunidade portuguesa e internacional de engenheiros», acrescenta a engenheira química.

Este trabalho, agora premiado, constituiu a dissertação de Helena Gomes para o mestrado em Engenharia Química - ramo de Tecnologias de Proteção Ambiental, avaliada com 19 valores. O projeto foi desenvolvido no BioMark, um dos 10 grupos de investigação do ISEP que acolhe mestrandos para o desenvolvimento das investigações para projetos finais de curso.

+INFO: DEQ | Biomark