Outro

IMPLEMENTAÇÃO DE SOLUÇÃO BPM NO GRUPO SALVADOR CAETANO
13-02-2014

O Instituto Superior de Engenharia do Porto apresenta-se como uma escola de saber aplicado e orientado para o mundo-real. Um bom exemplo do nosso compromisso com estudantes e famílias, empresas e sociedade, reside na promoção de estágios curriculares em ambiente empresarial. Estas experiências proporcionam um primeiro contacto com a realidade laboral e a oportunidade de desenvolvimento de projetos de significativa visibilidade. O estudo de Vitor Dias junto da Salvador Caetano ilustra esta realidade, que apoia a inovação tecnológica e as perspetivas de empregabilidade.

Cada vez mais, as organizações têm de lidar com a complexidade de atuações e geografias e, neste contexto, o Business Process Management (BPM) surge como uma tecnologia agregadora de gestão, que permite identificar e analisar os vários processos de uma organização, para a apoiar a sua produtividade, agilidade, eficiência e sustentabilidade.

Perspetivando estas mais-valias, o Grupo Salvador Caetano decidiu implementar uma plataforma BPM transversal às suas diversas empresas e, fruto do contacto próximo com o ISEP, identificou-se o interesse na realização de um estágio. No decurso do projeto final da licenciatura em Engenharia Informática, Vítor Dias foi desafiado a apoiar a implementação desta plataforma no grupo empresarial português.

O estágio que permitiu a Vitor Dias integrar a equipa de análise e desenvolvimento da Salvador Caetano, desde «o primeiro momento da fase de implementação do projeto», teve «um envolvimento, dedicação e profissionalismo exemplar», refere Rui Coentro, docente do ISEP que orientou o projeto de estágio.

«As atividades realizadas centraram-se no desenvolvimento de um primeiro conjunto de processos, principalmente focados na área de recursos humanos, bem como na criação de um conjunto de recursos reutilizáveis que estarão disponíveis para o desenvolvimento futuro no Grupo Salvador Caetano», acrescenta o docente.

«Foi criada uma sólida base de conhecimentos e documentação na organização sobre BPM e a plataforma de implementação adotada», destaca ainda Rui Coentro.

«Esta foi uma oportunidade para o aluno transportar para um contexto real o conjunto de competências adquiridas ao longo da licenciatura, testando capacidades, adquirindo experiência e valorizando-se como profissional na área de sistemas de informação», completa o professor do ISEP, sem deixar de referir o apoio que estas experiências cedem para a introdução de inovação tecnológica nas empresas portuguesas.

Este projeto serve de exemplo do compromisso ISEP com a modernização e competitividade do tecido empresarial e com a empregabilidade dos seus estudantes e diplomados.

+INFO: DEI