Outro

MEDIR A CORRUPÇÃO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA
15-01-2014

No âmbito do mestrado em Matemática Aplicada à Engenharia e às Finanças, o ISEP promove o seminário Medir a Corrupção: uma Abordagem Metodológica, no dia 20 de janeiro. Paulo Morais, vice-presidente da Associação Cívica Transparência e Integridade (TIAC) é o orador convidado deste evento aberto ao público.

MEDIR A CORRUPÇÃO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA
ISEP | H207
20 de janeiro de 2014 | 18:00

Os indicadores sintéticos constituem ferramentas essenciais para orientar e ajudar à definição de políticas públicas.

Contudo, a complexidade dos dados e das diferentes abordagens de integração tem levantado dificuldades à obtenção de medições sintéticas que possam ser úteis na definição de problemas, na apresentação de soluções e na medição de resultados e respetiva evolução. Várias soluções metodológicas são possíveis e este seminário apresentará alguns pontos da discussão corrente sobre o assunto.

Finalmente, será analisado o caso do índice compósito que avalia a corrupção nos diversos países, a nível mundial. Será apresentado o índice de perceção da corrupção e a sua construção metodológica.

ORADOR-CONVIDADO
Paulo Morais. Docente do ensino superior (Universidade Lusófona do Porto) nas áreas da estatística e matemática e investigador (Universidade do Porto) com trabalhos nas áreas das sondagens, sistemas eleitorais, desenvolvimento e qualidade de vida.
É vice-presidente da TIAC e foi vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, entre 2002-2005, tendo sido responsável pelos pelouros do Urbanismo, Ação Social e Habitação. Na sequência dessa sua experiência, tem denunciado ativamente crimes urbanísticos e os meandros da corrupção associados a este domínio. Integrou o grupo de trabalho para a revisão do Índice de Perceção da Corrupção, da Transparency International. É perito do Conselho da Europa para missões de consultoria sobre boa governança, luta contra a corrupção e branqueamento de capitais.

INSCRIÇÕES
José Matos (jma@isep.ipp.pt)

ORGANIZAÇÃO
Departamento de Matemática

O mestrado em Matemática Aplicada à Engenharia e às Finanças confere uma especialização em métodos matemáticos para resolução de problemas nos contextos da engenharia, computação matemática, análise de risco, cálculo financeiro e atuarial e estatística.

+INFO: DMA