Outro

CIETI DESENVOLVE SOLUÇÕES PARA O SETOR DO CALÇADO
26-11-2013

O Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI) está a trabalhar no projeto de investigação e desenvolvimento NEWALK – Materiais, Componentes e Tecnologia para Calçado do Futuro. Este projeto mobilizador da fileira do calçado pretende apoiar um aumento da competitividade de um setor exportador por excelência.

O NEWALK direciona-se às indústrias do calçado, equipamentos para calçado, curtumes e produtos químicos e pretende gerar conhecimento e tecnologias que apoiem uma maior competitividade produtiva e a articulação entre estas empresas e as entidades do sistema científico e tecnológico nacional.

Este projeto do CIETI agrega sete unidades parciais, estruturadas em torno de objetivos concretos para a criação de novos produtos, processos ou sistemas que introduzam melhorias significativas.

1. NEWALK MAT – Novos materiais, produtos químicos e dispositivos funcionais
2. NEWALK PROD – Calçado baseado no conhecimento, tecnologia e design
3. NEWALK TECH – Tecnologias avançadas de produção e de valorização do calçado
4. NEWALK LOG – Logística flexível e integrada da planta fabril
5. NEWALK QUAL – Metodologias e sistemas inovadores de controlo da qualidade
6. NEWALK LIFE – Calçado para o conforto, saúde e bem-estar
7. NEWALK PROM – Promoção, divulgação e coordenação global do projeto

Os sete subgrupos são interligados e contemplam atividades de investigação industrial e de desenvolvimento experimental, envolvendo empresas e grupos de investigação com perfis multidisciplinares e complementares.

O objetivo final é apoiar o desenvolvimento de produtos inovadores, com elevado conteúdo tecnológico e passíveis de comercialização pelo setor.
        
O NEWALK é liderado pela empresa de Felgueiras CALAFE – J. Sampaio & Irmão e gerido pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP). O ISEP participa nas atividades de desenvolvimento de novos materiais, produtos químicos e dispositivos funcionais (NEWALK MAT), onde tem como parceiros as empresas CTCP, CTIC e António Nunes de Carvalho (Alcanena), Curtumes Aveneda (Ovar), Dias Ruivo (Avintes) e INDINOR (Porto/Trofa).

A equipa do ISEP é liderada por Alfredo Crispim e integra ainda os investigadores Gilberto Pinto, Elisabete Nogueira e Vânia Silva.

Este projeto é financiado pelo QREN e conta um orçamento superior aos cinco milhões de euros, decorrendo até setembro de 2014.

+INFO: CIETI