Outro

DESENVOLVIMENTO DE NOVO PROCESSO DE PROGRAMAÇÃO ROBÓTICO EM ROBÔS DE LIXAMENTO
05-11-2013

Projeto do mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – ramo de Automação e Sistemas desenvolvido na Grohe Portugal propõe solução para aumento da eficiência produtiva. O trabalho do mestre Rui Rodrigues permitiu «reduzir drasticamente o tempo de paragem da célula» e «otimizar o tempo de ciclo do processo de lixamento do produto».

Atualmente, a vantagem competitiva de uma empresa passa pela sua rápida adaptação às variações de procura do mercado, sendo necessário garantir elevados níveis de produtividade e, simultaneamente, pela grande flexibilidade, indispensável ao fabrico de pequenos lotes. A necessidade de ajuste dos processos e a diminuição da vida dos produtos levam a paragens para programação e afinação da célula de fabrico cada vez mais frequentes, com consequentes perdas de produtividade.

De forma a responder a estes problemas na programação de robôs industriais afetos a tarefas de lixamento de torneiras, o mestrando Rui Rodrigues testou a viabilidade da utilização da programação e simulação offline de tarefas de lixamento na Grohe Portugal. Este projeto final do mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores inclui ainda o desenvolvimento de um novo método de afinação do programa, mais adaptável às flutuações do processo produtivo.

Após um rigoroso trabalho prévio de preparação e modelação da célula de trabalho, foi possível fazer a programação offline das várias rotinas e trajetórias complexas que compõem um ciclo de lixamento de um produto, contribuindo para o aumento da qualidade do produto final sem comprometer os níveis de produtividade.

Adicionalmente foi feita uma nova abordagem ao método de ajuste ponto-a-ponto convencional, desenvolvendo-se para isso um sistema de ajuste automático do programa, dotando o robô da capacidade de se adaptar às variações do processo, assegurando a consistência do mesmo. Foram realizados testes em pequena escala, extrapolando-se os resultados para a aplicação deste novo método no processo produtivo da Grohe Portugal, como forma de complemento ao método convencional de ajuste ponto-a-ponto do programa, reduzindo o tempo de paragem da célula de trabalho.

«A aplicação do método de programação offline e das novas técnicas de programação revelaram ser uma alternativa viável, obtendo-se uma redução do tempo de paragem da célula e, simultaneamente, bons resultados ao nível do acabamento do produto, sendo desta forma uma mais-valia para o departamento, ao nível da produtividade e qualidade geral», referiu Manuel Silva, docente que orientou a dissertação.

«Analisando as vantagens ao nível de eficiência, foi possível reduzir drasticamente o tempo de paragem da célula. Recorrendo à simulação e programação offline foi também possível otimizar o tempo de ciclo do processo de lixamento do produto», completou o professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE).

O estudo de Rui Rodrigues foi desenvolvido junto da Grohe Portugal, sob a orientação de Manuel Silva (ISEP) e Sérgio Costa (Grohe), tendo sido avaliado em 18 valores.

O mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores alimenta uma forte interação com o tecido industrial e grupos de investigação para especializar engenheiros nas áreas da automação e sistemas, sistemas autónomos, sistemas e planeamento industrial e telecomunicações.

+INFO: DEE