Outro

XIII FORO DE INVERSION MADRI+D
04-11-2013

O ISEP apresentou dois projetos no XIII Foro de Inversion Madri+d – montra ibero-americano de projetos e empresas de empreendedorismo tecnológico à procura de financiamento e investidores, apoiada pela Entreprise Europe Network. A missão do ISEP, liderada pela vice-presidente, Joana Sampaio, inclui os projetos Near Tour e Control Blocks.

Empreendedorismo, Internacionalização e Comunicação são três áreas especialmente acarinhadas pelo ISEP. Enquanto escola pública de ensino superior, o ISEP contribui para a formação e especialização de profissionais de inovação e empreendedorismo tecnológico e apresentou recentemente dois projetos a investidores ibero-americanos. A participação do ISEP no fórum madrileno foi liderada pela vice-presidente Joana Sampaio e destacou os projetos de diplmados ISEP: Near Tour e Control Blocks.

Desenvolvido por Ricardo Anacleto, mestre em Engenharia Informática, Near Tour consiste numa solução de inteligência empresarial (“business intelligence”) para a inovação e qualidade no setor turístico. Suportado na “nuvem”, este projeto propõe a agregação e cruzamento de dados para gerar roteiros de visitas e recomendações de pontos de interesse a turistas. Primando pela personalização, apoio em tempo-real e interação, o Near Tour centra-se na otimização da experiência do utilizador e pretende apoiar o crescimento do setor do turismo.

Control Blocks – Sensing Tools and Integrated Intelligence Management for Farming é um projeto de António Meireles e Carlos Freitas, diplomados em engenharia eletrotécnica e em engenharia informática. A sua visão propõe um sistema de monitorização e controlo para os setores agrícola e pecuário, em que os utilizadores possam gerir com maior eficiência os recursos essenciais à produção. Ao propor uma rede de sensores de baixo-custo e uma solução computacional de apoio à decisão, Control Blocks posiciona-se como um apoio de forte potencial, tendo suscitado um forte interesse por parte de investidores presentes no fórum.

Estes são dois exemplos do empreendedorismo ISEP, que inovam tecnologias “made in Portugal” capazes de criar valor acrescentado, gerar emprego e apoiar as exportações.

O empreendedorismo, a internacionalização e a comunicação são apostas do ISEP. Após a apresentação de dois projetos em Espanha, o ISEP promove no dia 8 a conferência Empreender Internacional.

Consulte aqui outros projetos de EMPREENDEDORES ISEP