Outro

MELHORIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NOS ASCENSORES: A RECUPERAÇÃO DE ENERGIA
17-09-2013

Mestre em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia defendeu projeto «pioneiro», que propõe «soluções inovadoras para o setor dos elevadores». O estudo de Miguel Leichsenring Franco aponta para ganhos de eficiência que se traduzem nos resultados económicos e impacto ambiental.

“Melhoria da Eficiência Energética nos Ascensores: a Recuperação de Energia” foi a dissertação recentemente defendida por Miguel Franco, no âmbito do mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia. «Este estudo partiu da vontade em aprofundar um tema atual e estratégico no setor dos elevadores: a eficiência energética», destaca Teresa Nogueira, diretora do mestrado.

O trabalho descreve diferentes soluções que permitem a reutilização da energia recuperada em ascensores elétricos de roda de aderência dotados de conversores eletrónicos de frequência e dessa forma contribuir para a melhoria da eficiência energética nos ascensores.

De modo a estudar a viabilidade técnica e económica das diferentes soluções foram realizadas medições a uma amostra representativa de ascensores elétricos de roda de aderência. A amostra, constituída por 39 ascensores instalados em diferentes tipos de edifícios e que pertencem a diferentes categorias de utilização, de acordo com a norma VDI 4707:2009.

A partir das cinco hipóteses identificadas para a utilização da energia recuperada foi realizada a avaliação técnica e a avaliação económico-financeira para cada um dos ascensores. Foi também desenvolvido um simulador que permite definir a solução de recuperação de energia que seja técnica e economicamente mais viável, para um dado ascensor elétrico de roda de aderência instalado, mediante a introdução dos parâmetros técnicos do ascensor em avaliação.

Teresa Nogueira releva o «pioneirismo» deste trabalho, que «aproxima o futuro nesta área».

O mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia foca-se na especialização de profissionais para as áreas das energias renováveis, gestão empresarial, projetos de instalações elétricas e tecnologias associadas à gigantesca indústria dos sistemas elétricos de energia.

Miguel Franco desempenha atualmente funções de administração na multinacional Schmitt+Sohn Elevadores.

+INFO: DEE