Outro

EMPREENDEDORES ISEP: CARLOS PALHARES (MECWIDE GROUP)
06-09-2013

Carlos Palhares apresenta a MECWIDE e algumas opiniões sobre o empreendedorismo. Este diplomado em Engenharia de Instrumentação e Qualidade Industrial pelo ISEP é o CEO do grupo que está envolvido nas áreas da formação, construção e manutenção industrial e serviços de engenharia em três continentes. Engenheiro, gestor e empreendedor, Carlos Palhares foi apontado como um modelo de empreendedorismo pela Câmara Municipal do Porto, ao integrar o projeto “Porto de Futuro”.
Conhece o mais recente exemplo de empreendedores ISEP.

JOSÉ CARLOS PEREIRA PALHARES
Licenciado em Engenharia de Instrumentação e Qualidade Industrial (1996) pelo ISEP.
MBA (2011), cursos de Análise Financeira (2011) e de Controlo de Gestão e Avaliação de Performance (2011) na Porto Business School e Oil&Gas Mini MBA na CWC School of Energy – London (2013).
CEO do Grupo MECWIDE

1. Como surgiu a ideia de criar a empresa?
O meu pai trabalhou no setor e quis dedicar-lhe este projeto.

2. Quais foram os fatores críticos para este caminho?
Atitude, querer e resiliência.

3. Qual é o elemento diferenciador do seu negócio?
Work Hard, Have Fun, No Drama.

4. Existe uma relação entre a engenharia e o empreendedorismo?
A meu ver existe uma relação muito forte. Eu julgo que a engenharia é a arte de criar e desenvolver. O empreendedorismo soma a vontade ao que descrevo como engenharia.

5. Existe uma cultura empreendedora em Portugal?
Acho que em Portugal não existe menos empreendedorismo que em outros países. O mercado das empresas em Portugal, como em muitos países, é maioritariamente dominado por PME. No nosso país, mais de 85% das empresas empregam menos de 25 colaboradores e isso traduz uma forte cultura de empreender, naturalmente.

6. O empreendedorismo e a inovação tecnológica são fatores-chave para o sucesso da economia portuguesa?
Acho que são um fator de sucesso para qualquer economia. Existe ainda outros fatores que podem ajudar e que devemos trabalhar arduamente: o sistema de justiça, a simplificação dos processos com o Estado, a credibilidade do sistema fiscal português (a meu ver é paupérrimo!) e naturalmente o clima laboral e a formação.

7. Ser empreendedor é um fator inato ou uma competência que se desenvolve?
Tenho de confessar que sinto que algo de inato tem, mas considero que se pode desenvolver e melhorar estas competências, pois existem empreendedores a falhar muito. Considero que ser empreendedor em Portugal é um ato de coragem face ao ambiente económico e à dificuldade de acesso ao crédito com base num sistema de justiça completamente desadequado e a servir os interesses de uma pequena parte da sociedade.

8. Qual é o papel das instituições de ensino superior neste processo?

Eu considero que se tem feito algo de muito bom, em muitas instituições do ensino superior. Falta ainda mudar muito o paradigma da formação apenas para os jovens e criar um ensino virado para a vida das pessoas e das empresas.
O futuro do ensino superior deixou de estar apenas nos novos alunos, mas sim na atualização dos ex-alunos e nas empresas onde estes estão, a meu ver.

9. Neste sentido, quais foram as grandes mais-valias da passagem pelo ISEP?
Serei injusto ao nomear pessoas. Marcou-me muito a minha passagem pela aeISEP e o sentido prático da escola. No meu tempo tinha vários professores na indústria e isso era uma vantagem competitiva enorme.

10. Como descreve o empreendedorismo numa ideia?
Uma ideia que se executa!

MECWIDE
«A MECWIDE tem uma equipa de profissionais altamente qualificada e assume o compromisso de promover a melhoria contínua, de forma a alcançar os objetivos dos seus clientes. Sendo a internacionalização um fator chave para o seu crescimento, a MECWIDE consegue, já hoje, estar em vários países da Europa (França, Holanda, Roménia, Rússia e Suíça), África (Angola e Nigéria) e América Latina (Brasil).
Ambiciona ser reconhecida como uma referência nos seus ramos de atuação, inovando permanentemente o negócio com colaboradores motivados rumo à excelência
».

Se és um/a empreendedor/a ISEP, contacta-nos: gci@isep.ipp.pt.

+INFO: Empreendedores ISEP: Facebook | Empreendedores ISEP: LinkedIn