Outro

MESTRADO EM ENGENHARIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTE EM DESTAQUE
29-08-2013

Mestre em Engenharia Geotécnica e Geoambiente defende tese sobre a criação de uma ferramenta informática de apoio à decisão em projetos de geoengenharia de maciços rochosos fraturados, que foi avaliada com 19 valores. Este estudo foi desenvolvido junto do Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (LABCARGA) e beneficiou da colaboração do ISEP com o Mosteiro de Tibães em temas de geociências aplicadas e geoconservação de património geológico-mineiro.

Em julho de 2008, o ISEP diplomou o primeiro mestre do ensino superior politécnico português. Cosme Teixeira foi o autor de uma dissertação na área da hidrogeologia urbana para o mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente. Os mestrados ISEP continuaram desde então a atingir novos marcos, nomeadamente ao nível da certificação OE+EUR-ACE. Em 2013, o mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente volta a destacar a excelência de um projeto: “Classificações Geomecânicas Mineiras para o Dimensionamento de Maciços Rochosos: o Aplicativo MGC-RocDesign|Calc”.

A dissertação de Rogério Fernando Silva Pinheiro foi desenvolvida no Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (LABCARGA), sob a orientação científica de Helder I. Chaminé. Para este projeto foi definido como campo experimental as antigas minas de volfrâmio das Aveleiras, contando com a cooperação do Mosteiro de Tibães.

Para o efeito foi desenvolvida a MGC-RocDesign|CALC: “Mining Geomechanics Classification systems for rock engineering design (version beta)”, que permitirá atingir o duplo-objetivo no apoio à decisão em projetos de geoengenharia de maciços rochosos fraturados: i) cartografias de zonamento geotécnico e geomecânico; ii) dimensionamento do suporte de escavações subterrâneas e túneis mineiros. De salientar a interação deste aplicativo com os sistemas de informação geográfica (SIG), o que o torna com grande aplicabilidade em ambiente profissional e de investigação.

«As direções do mestrado e do departamento congratulam-se, tal como foi expresso por todo o júri, da qualidade excecional das provas prestadas pelo mestre Rogério Pinheiro, o que traduz a maturidade atingida pelo exigente mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente do ISEP, tal como comprova a conquista de diversos prémios extramuros e a frequência de vários perfis de mestrandos oriundos das empresas ou de universidades, bem como a forte ligação aos saberes aplicados e à internacionalização dos seus geoprofissionais», referem Helder I. Chaminé, diretor do curso de mestrado e José Augusto Fernandes, diretor do departamento de engenharia geotécnica.

A prova pública do estudo “Classificações Geomecânicas Mineiras para o Dimensionamento de Maciços Rochosos: o Aplicativo MGC-RocDesign|Calc” foi defendida «de uma forma exemplar e demonstrou um patamar de excelência ao nível da autonomia, originalidade, rigor, interdisciplinaridade e, ainda, inovação e criatividade», acrescentou o diretor do curso.

+INFO: DEG