Outro

100 SEGUNDOS DE CIÊNCIA: REDES DE SENSORES SEM FIOS
30-07-2013

O ISEP apresentou o projeto EMMON – Embedded Monitoring no 100 Segundo de Ciência – programa da RTP que apresenta a investigação científica de ponta desenvolvida em Portugal.

Este projeto do ISEP e da Critical Software sobre redes de sensores sem fios revolucionárias está a ser desenvolvido pelo Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER).

«O objetivo do projeto EMMON é enfrentar o desafio de usar milhares de dispositivos embebidos dispostos numa rede de sensores densa e de larga escala. Para isso deverá lidar com todos os aspetos desde o sistema operativo até ao nível da aplicação e desde os protocolos de rede até ao sistema final.

O objetivo principal é provar a viabilidade de uma rede de sensores sem fios implantada em larga escala, ou seja, investigar e desenvolver tecnologias que permitam cobrir áreas grandes com uma densidade elevada, onde o número de sensores pode ser na ordem da dezena de milhar.

Esta tecnologia tem muitas aplicações, estando a ser explorada para monitorizar pontes e túneis; medindo vibrações e outros parâmetros da estrutura e através de modelos matemáticos é possível enviar alertas no caso de degradação.

É possível evitar acidentes como os que aconteceram recentemente em Portugal! Outro exemplo é a redução da fatura da eletricidade em grandes centros de computação que que albergam milhares de computadores cujo calor produzido tem de ser controlado por sistemas de refrigeração extremamente eficientes.»

«100 segundos de Ciência é uma série de dez episódios, que retratam 10 casos de investigação científica de ponta, desenvolvida em Portugal».

Veja o vídeo, com comentários do investigador Mário Alves.

+INFO: CISTER