Outro

SEMINÁRIO: POLUENTES EMERGENTES E SEUS IMPACTOS EM ÁGUAS E SOLOS. UM DESAFIO DO PRESENTE
26-03-2013

O Grupo de Reação e Análises Químicas (GRAQ) promove o seminário Poluentes Emergentes e Seus Impactos em Águas e Solos. Um Desafio do Presente, no dia 8 de abril. As inscrições estão abertas, para este evento que conta com apresentações da Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus, Águas de Douro e Paiva, VentilAQUA, SIMLIS, LNEC e REQUIMTE, entre outras participações de relevo.

Poluentes Emergentes e seus Impactos em Águas e Solos. Um Desafio do Presente
ISEP | 8 de abril de 2013

Os poluentes emergentes são compostos maioritariamente não regulados por legislação internacional ou nacional, cujos efeitos podem representar uma potencial ameaça para os ecossistemas e para a saúde humana.

A falta de informação, a não obrigatoriedade da sua monitorização, a ausência de metodologias de controlo e de tecnologias de eliminação e tratamento são alguns dos fatores que contribuem para que os poluentes emergentes tenham merecido uma crescente atenção nos últimos anos.

Este seminário tem como objetivo discutir estas problemáticas e procurar caminhos para a resolução de alguns dos problemas descritos.

PROGRAMA
09:45
Sessão de Abertura
10:00 Poluentes Emergentes – Uma Perspetiva Institucional (Vitorino José, APA/ARH do Norte)
10:30 Águas Residuais Domésticas – Uma Fonte Importante na Disseminação de Poluentes Emergentes (Pedro Antunes, APA/Laboratório de Referência do Ambiente)
11:00 Responsabilização pela Descontaminação de Solos (Rui Berkemeier, Quercus-ANCN)
11:30 Intervalo
12:00 Os Poluentes Emergentes nas Águas do Rio Douro, Qual o Nível de Emergência? (João Vilaça, Águas de Douro e Paiva)
12:30 Micro Poluentes no Ciclo Urbano da Água, E Agora? Contributos para uma Gestão Integrada (Jaime Gabriel Silva, SIMLIS)
13:00 Intervalo para Almoço
14:30 Waterplasma – Novo Método de AOP (Advanced Oxidation Processes) para Remoção de Novas Moléculas Recalcitrantes Xenbióticas das Águas Residuais e/ou de Consumo? (Carlos Freire de Oliveira, VentilAQUA)
15:00 A Consideração de Poluentes Emergentes em Estudos de Risco de Contaminação (Catarina Sequeira, consultora ambiental)
15:30 Formas de Minimizar a Problemática de Solos Contaminados em Práticas Agrícolas Continuadas (Celeste Jorge, LNEC)
16:00 Intervalo
16:30 Presença de Fármacos nas Águas Residuais e seu Impacto no Ambiente Aquático: Identificação de Fármacos Ecologicamente Relevantes (Lúcia Santos, REQUIMTE)
17:00 A Resistência a Antibióticos como uma Forma Emergente de Poluição (Célia Manaia, CBQF, ESBUC)
17:30 Avaliação Ecotoxiológica e Monitorização de Compostos Prioritários e Emergentes (Laura Guimarães, CIIMAR/CIMAR, UP)
18:00 Nanotecnologia "Verde" Usada na Remediação de Solos (Tomás Albergaria, ISEP/REQUIMTE).

DESTINATÁRIOS
Profissionais do sector do ambiente, estudantes, docentes e investigadores do ensino superior.

ORGANIZAÇÃO
Instituto Superior de Engenharia do Porto
REQUIMTE

+INFO: Seminário: Poluentes Emergentes e Seus Impactos em Águas e Solos