Outro

ISEP BI 16
21-02-2013

Já está disponível o número 16 do Boletim Informativo do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

«A missão do Instituto Superior de Engenharia do Porto é formar engenheiros e cidadãos capazes de superar os maiores desafios, a nível nacional e internacional. Nos últimos anos, o instituto tem trilhado um caminho consistente na procura do reconhecimento mundial, em prol do sucesso dos seus alunos no mercado de trabalho. O mais recente reconhecimento deste árduo trabalho veio da European Accreditation of Engineering Programmes, que concedeu ao mestrado em Engenharia Informática a marca de qualidade EUR-ACE que vai permitir, por exemplo, que um diplomado deste curso possa “exercer a sua atividade profissional de forma reconhecida, clara e valorizada no espaço europeu”. É o primeiro e único mestrado em Engenharia informática em Portugal a receber esta distinção. E é, por isso, o destaque da edição número 16 do ISEP.BI.

E porque falamos de internacionalização, escolhemos, para a rubrica “À Conversa com...”, conhecer o percurso da primeira estudante Erasmus do ISEP. Foi há quase 22 anos que Margarida Ribeiro, hoje docente do Instituto, se tornou a primeira aluna do ISEP a decidir estudar fora do país. A experiência continua viva na sua memória e nela continua a inspirar-se até hoje. Nesta conversa, a docente conta-nos como estudar no estrangeiro influenciou o seu percurso pessoal e profissional.

Para além da acreditação internacional, também o apreço das empresas nacionais pelo trabalho desenvolvido no ISEP nos enche de satisfação. Nesta edição do nosso boletim, damos a conhecer a ligação entre a Corticeira Amorim e os estagiários do ISEP. O primeiro contacto, segundo nos contou Miguel Cabral, diretor da unidade de investigação e desenvolvimento da empresa, surgiu através de um financiamento a um projeto de doutoramento e, a partir daí, “as portas ficaram sempre abertas para futuras colaborações”.

Do GECAD, chega-nos um projeto que tem por objetivos melhorar a eficácia nos procedimentos de controlo e planeamento do processo produtivo, reduzir custos e aumentar os lucros. Em tempos de crise, em que a tecnologia pode, e deve, estar ao serviço da recuperação económica, a investigadora do ISEP, Ana Madureira, dá-nos a conhecer, À Lupa, as vantagens do projeto AutoDynAgents.

Por fim, na rubrica Nossa Tecnologia, falamos da exportação de um projeto do ISEP já galardoado: o Simplexmente Académico, criado para desburocratizar os processos administrativos do Instituto, vai ser agora implementado noutras instituições de ensino nacionais. José Barros de Oliveira contou-nos como foi o percurso, desde o nascimento do projeto até à sua emancipação.

Neste ISEP.BI não faltam exemplos de projetos que enchem de orgulho a comunidade isepiana.

E a melhor maneira de homenagear todos aqueles que fazem parte destes sucessos, é fazer ouvir a sua voz no nosso boletim. Mais do que isso, temos consciência de que o reconhecimento destes projetos nos impelem a fazer mais e melhor».

+INFO: ISEP BI 16