Outro

1º MESTRE EM COMPUTAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO MÉDICA
20-12-2011

Ricardo Pinho é o primeiro mestre em Computação e Instrumentação Médica do ISEP. A dissertação “Dosimetria das Exposições em Imagiologia Clínica” foi desenvolvida em ambiente académico-empresarial com a clínica Dr. Campos Costa.

A importância da radiação ionizante na prática médica, não só em diagnóstico mas também em terapia, reveste-se de um interesse particular devido aos efeitos secundários da radiação no ser humano. É assim fundamental definir regras para aumentar a segurança de todos os seus utilizadores, tornando-se importante registar e monitorizar os valores de dose de radiação num exame radiológico.

O projeto de Ricardo Pinho apresenta uma aplicação computacional capaz de monitorizar os valores de dose de um estudo radiológico efetuado a um paciente e guardá-los numa base de dados projetada para esse fim. Dada a sua importância na radioproteção, o trabalho tem uma vertente fundamental em termos de aplicação nas infraestruturas de radioterapia existentes.

Este projeto foi desenvolvido em colaboração com a clínica Dr. Campos Costa, destacando-se a sua aplicabilidade e carácter fortemente inovador na área da Dosimetria Clínica.

«O tema objeto da dissertação reverte-se de um elevado interesse na área da computação e instrumentação médica e, em particular na área da Imagiologia Clínica. Os resultados revelam um bom nível de conhecimentos e uma franca possibilidade de implementação nas unidades de radioterapia existentes», aponta Carlos Ramos, diretor do curso.

“Dosimetria das Exposições em Imagiologia Clínica” foi coorientado por Carlos Vinhais, docente do Departamento de Física, e Maria do Carmo Baptista, clínica Dr. Campos Costa e Departamento de Física.

O mestrado em Computação e Instrumentação Médica combina mais-valias da Engenharia das Ciências da Saúde, sendo lecionado em parceria a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico do Porto.

+INFO: Carlos Ramos | DFI