Outro

TRÊS REFORÇOS PARA A EQUIPA DE FUTEBOL ROBÓTICO DO ISEP
09-03-2009

O Laboratório de Sistemas Autónomos (LSA) recebeu três novos elementos para a sua equipa de futebol robótico. Os robôs humanóides NAO vêem de França e constituem as plataformas com que se irá disputar a liga mundial da Robocup Federation. A nossa unidade de investigação desenvolverá agora o software com que pretendemos alcançar o título.

Os robôs humanóides NAO são capazes de dançar, falar (inglês e francês), reconhecer rostos e interagir com os seus programadores. Servem ainda de plataforma para a liga mundial da Robocup Federation, iniciativa de investigação científica internacional que tem em vista o desenvolvimento de tecnologias e o avanço das áreas associadas à robótica. A partir de 4 de Março último, três destes robôs passaram a integrar a equipa do ISEP. A apresentação pública foi levada a cabo pela empresa Aldebaran Robotics, um dos principais fabricantes europeus, e cabe agora ao LSA dotar os três futuros craques das capacidades de percepção, controlo e coordenação, adequadas aos desafios da liga mundial de futebol robótico.

Relembramos que o LSA é igualmente responsável por projectos como o ROAZ (robô de busca e salvamento marítimo) ou o FALCOS (aeronave de detecção de focos de incêndio florestal).

+INFO: Alfredo Martins | LSA