Outro

ISEP E INESC PORTO UNEM-SE PARA CRIAR E EXPORTAR TECNOLOGIA LUSA
14-02-2011

O Instituto Superior de Engenharia do Porto e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) chegaram a um memorando de entendimento para a criação de um pólo do Laboratório Associado no campus ISEP. A nova unidade pretende contribuir para o desenvolvimento e exportação de tecnologia portuguesa em três eixos: robótica e automação; economia do Mar; I&D industrial.

O memorando de entendimento entre o ISEP e o INESC Porto permite a união de esforços de cerca de 50 investigadores, para criar um dos maiores grupos de robótica em Portugal. Além da optimização de recursos e da partilha de conhecimento, as sinergias de massa crítica ajudarão a fortalecer a capacidade científica e tecnológica de ambas as instituições.

O acordo prevê a fusão do Laboratório de Sistemas Autónomos (LSA) – com trabalhos desenvolvidos na área da robótica, que vão de soluções de inspecção subaquática à monitorização ambiental tridimensional – com o Grupo de Robótica e Sistemas Inteligentes do INESC Porto. Este acordo espera contribuir para o desenvolvimento e exportação de tecnologia em áreas como a robótica e a automação para mercados em forte expansão, nomeadamente o brasileiro; o desenvolvimento de tecnologias com aplicação nas fileiras da economia do Mar – segurança marítima, indústria naval, náutica de recreio e pesca, conservação e transformação do pescado; assim como a criação de I&D aplicada para o mercado dos equipamentos industriais – produção automatizadas.

Em paralelo, o Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo Real (CISTER), Unidade classificada como Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), adere, como unidade autónoma, ao INESC Porto Laboratório Associado, criando e liderando a área em que é referência a nível mundial: os sistemas computacionais embebidos e de tempo real. Esta decisão é vista pelo centro de investigação do ISEP como uma opção estratégica que combinará valências do INESC, ao nível da inovação, comercialização de tecnologias e incubação de novas empresas, com a competência e visibilidade internacional dos investigadores do ISEP.

A cerimónia de assinatura do memorando decorre no ISEP, no dia 16 de Fevereiro, às 10:30. Conta com intervenções de João Rocha, presidente do ISEP, José Manuel Mendonça, presidente do INESC Porto e António Nogueira Leite, presidente do Oceano XXI.

No âmbito deste evento é montada uma Mostra Tecnológica de projectos na área de robótica, que serve de palco à apresentação do TRIMARES - submarino robô para inspecção de estruturas de barragens e assoreamento das suas bacias, que será utilizado no primeiro trabalho conjunto de consultoria internacional que o novo grupo vai executar no Brasil.

O conhecimento e inovação do ISEP e INESC Porto combinam-se para fortalecer a marca da tecnologia portuguesa e desenvolver oportunidades.

+INFO: LSA | CISTER | INESC Porto