Outro

ISEP 2011: UM BALANÇO
16-12-2011

Prestes a comemorar o 160º aniversário, o ISEP continua a alimentar um forte compromisso com o futuro. Recordamos alguns marcos de 2011 desta marca da Engenharia portuguesa.

O Instituto Superior de Engenharia do Porto é uma casa de formação de cidadãos dinâmicos e profissionais de competentes. Em 2011, acolheu 855 novos estudantes no concurso nacional de ingresso no ensino superior e pelo quarto ano consecutivo preencheu a totalidade das vagas. Combinando cursos de especialização tecnológica, licenciaturas, cursos de especialização, pós-graduações e mestrados o número de alunos ascendeu a mais de 6.650. Este registo equivale a um aumento na ordem dos 20% no último par de anos, mais de 1.000 novos estudantes, que procuram o ISEP.

Em termos de ensino, 2011 assistiu ao lançamento de novas ofertas formativas ao nível dos mestrados (Engenharia Civil e Engenharia Mecânica). O ISEP leciona atualmente 11 licenciaturas e 10 mestrados, garantindo a continuidade entre o 1º e 2º ciclos de estudos, horários pós-laborais e um reputado corpo docente. O investimento no desenvolvimento de competências transversais (soft skills), crescentemente valorizadas por empregadores, encontrou um espaço de afirmação na plataforma de formação complementar ISEP FORGLOBE. Outro ponto alto passa pela apresentação do Praxis – um centro de excelência europeu liderado pelo ISEP e que vai definir boas práticas para as unidades curriculares de projeto/estágio, fomentando a empregabilidade dos jovens engenheiros europeus.

Inovação, tecnologia de ponta, desenvolvimento sustentável pautaram um ano extremamente ativo ao nível da investigação. O memorando de entendimento ISEP-INESC veio reafirmar a competência da investigação ISEP e despoletar oportunidades de cooperação. O CISTER apresentou projetos de vanguarda, que ajudam a desenhar as cidades do futuro. O GECAD iniciou investigações com a Microsoft para desenvolver ambientes inteligentes e confiáveis. O CIDEM ajudou a criar um autocarro mais seguro para uma empresa portuguesa. O GILT apresentou o Time Mesh na Madeira. O estudo do LABCARGA sobre a erosão costeira galega foi distinguido no Reino Unido. O ISEP integrou ainda um projeto energético revolucionário de Silicon Valley. A IEEE Inteligent Systems e a Oxford University Press destacaram resultados do Instituto. Uma nota para a qualidade de inúmeros projetos de mestrado desenvolvidos em ambiente académico-empresarial este ano – criação e partilha de saber aplicado. De destacar ainda o convite para o ISEP apresentar algumas das suas soluções para a Economia do Mar no 1º Fórum do Mar e a nomeação para os Prémios Novo Norte – Norte Inovador, pelo investimento na internacionalização da investigação. Estes são apenas alguns exemplos.

Falando em internacionalização, o ISEP firmou um protocolo de dupla titulação com a Universidade de Extremadura (Espanha), promoveu a primeira edição do European Project Semestre, dedicou a quarta Semana Internacional a soluções de mobilidade, participou em três programas intensivos europeus, organizou a quarta edição da Mechanical Engineering International Tour. Os países de origem dos estudantes Erasmus que procuram o ISEP tem-se vindo a diversificar e foram também envidados esforços para divulgar potencialidades do programa Erasmus Mundus. O ISEP viajou ainda a Buenos Aires para promover a oferta formativa ao público sul-americano e esteve em Istambul para o Mundial de Futebol Robótico.

Na cooperação, o ISEP reforçou os laços com a Carnegie Mellon University, lançou um curso em parceira com a CICCOPN, continua a promover a licenciatura em Engenharia de Sistemas com a AEP. Este espírito de abertura à sociedade reflete-se também em iniciativas como os Dias Abertos (560 visitantes em 2011), Conhecer Mais para Melhor Orientar – dia dedicado a professores, orientadores vocacionais e encarregados de educação – e nos vários eventos do Centro de Congressos abertos a profissionais de Engenharia. O ISEP esteve ainda no Circuito da Boavista e na Montra Nacional e participou em atividades de verão do Ciência Viva. Lançou, igualmente, a página www.facebook.com/engenhariaISEP.

Empreendedorismo e cultura de mérito foram outras ideias fortes deste ano. Alunos, formandos e diplomados ISEP destacaram-se no CISCO Netriders e no Poliempreende. Tiago Sousa, David Gouveia, João Soares, Rui Carneiro, Rui Terra, Pedro Soares, Pedro Ferreira, André Correia, Ivan Pereira, João Carneiro, João Laranjeira, Jorge Silva receberam bolsas de mérito académico. Joana Almeida foi distinguida com o Prémio Sika. Martins de Carvalho foi eleito representante português na Federação Europeia de Geólogos. A Microsoft destacou as boas práticas de contratação pública do ISEP. Este compromisso com novas mentalidades e comportamentos culminou com o anúncio da certificação de qualidade ISO 9001:2008.

2011 serviu ainda para comemorar o 25º aniversário do Departamento de Engenharia Informática e os 20 anos do curso de Engenharia de Instrumentação e Metrologia. E porque apesar de estarmos no mundo, somos Porto e somos Paranhos, o ISEP organizou a campanha de solidariedade Paletes de Natal.

Apesar dos sucessos relativos alcançados em 2011, o mote para 2012 já foi dado pelo presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto, «todos temos de fazer muito mais». Com ambição, engenho e espírito de superação o futuro pode ser brilhante.