Outro

AS TIC COMO UMA CHAVE PARA O PROGRESSO
09-05-2011

O ISEP é um forte promotor da formação superior, das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e da internacionalização. No dia 17 de Maio, o Instituto associa-se ao Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação (WTISD).

O WTISD contribui para a consciencialização das possibilidades inerentes às TIC para a construção de sociedades e economias mais fortes e equilibradas. O Instituto Superior de Engenharia do Porto revê-se no compromisso de qualificação de quadros superiores e desenvolvimento de soluções tecnológicas que promovam um desenvolvimento sustentável. Neste âmbito, entende as TIC como uma chave para o progresso.

Assumindo um espírito vanguardista, o ISEP foi a primeira instituição a iniciar um curso de Informática no Norte de Portugal. Lançado em 1985, o bacharelato em Informática abriu caminho às actuais licenciatura e mestrado em Engenharia Informática e às pós-graduações em Engenharia de Aplicações Empresariais e Engenharia Informática Aplicada à Saúde. O Departamento de Engenharia Informática conta actualmente com 1489 estudantes e alberga ainda academias Cisco e Microsoft.

Na área da Engenharia Electrotécnica e de Computadores, o ISEP centra-se em quatro áreas de especialização – Telecomunicações, Automação e Robótica, Sistemas e Planeamento Industrial e Sistemas Autónomos – para formar profissionais orientados para a inovação. O ISEP lecciona ainda os cursos de Engenharia de Computação e Instrumentação Médica e de Engenharia de Sistemas. Com diplomados que se destacam em Portugal e no estrangeiro, o Instituto mantém que o sucesso das organizações depende crucialmente da qualidade dos seus quadros.

O ISEP é também um dos principais pólos de investigação nacionais. Dos nove grupos de I&D, cinco desenvolvem projectos na área das TIC. O Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER) integra o programa CMU-Portugal, é parceiro do MIT e colabora com empresas e instituições académicas europeias em projectos como o EMMON – onde desenvolve um avançado sistema de monitorização fina em tempo-real capaz de controlar a reacção de edifícios ou infra-estruturas a alterações ambientais.

Reconhecido como a maior unidade de I&D do ensino politécnico português, o Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão (GECAD) trabalha nas áreas dos sistemas inteligentes e dos sistemas de energia. É responsável por soluções de navegação urbana para invisuais, motores avançados de busca na internet, aplicações de suporte ao empreendedorismo e gestão de empresas, entre outras.

No campo da robótica e sistemas autónomos, o LSA-INESC Porto LA promove diariamente a visão de um futuro onde os sistemas inteligentes e cooperantes contribuirão para o sucesso do combate às alterações climáticas ou resposta a catástrofe naturais. O laboratório coloca as TIC ao serviço do resgate a náufragos, combate a incêndios florestais ou busca e salvamento em cenários de terramoto.

Acreditando que a tecnologia é sobretudo uma ferramenta do potencial humano que serve o potencial humano, o Graphics, Interaction and Learning Technologies (GILT) desenvolve ambientes virtuais como a Lean Learning Academy e jogos inteligentes que favorecem a aprendizagem e formação profissional. No campo das TIC associadas à Saúde colabora ainda com parceiros sul-americanos em soluções como o MELOR – um repositório de informação médica que ajudará a salvar vidas.

A vontade de ultrapassar indisponibilidades geográficas e temporais está na base de alguns dos projectos do Núcleo de Investigação em Sistemas de Testes (LABORIS). O LABORIS desenvolveu laboratórios remotos baseados em ambientes virtuais 3D para disponibilizar conteúdos a estudantes deslocados ou trabalhadores. O projecto PhysicsLabFARM disponibiliza experiências reais através de um laboratório remoto facilmente acessível pela web e ajuda a colocar a aprendizagem de Engenharia à distância de um clique. Um projecto que vai do ISEP ao Brasil.

Todas estas valências têm em comum a busca de excelência e a criação de soluções práticas para desafios reais. O ISEP assume que as TIC são fundamentais à edificação da sociedade do conhecimento e criatividade. Na formação superior, criação de conhecimento, partilha de boas práticas e exportação de talentos, mantemos o nosso desígnio com o avanço científico e tecnológico de Portugal.

+INFO: WTISD | DEE | DEI | CISTER | GECAD | LSA-INESC Porto LA | GILT | CIETI.LABORIS