Outro

TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
14-12-2009

O ISEP é uma referência no panorama da investigação e desenvolvimento de ponta em Portugal. Com nove grupos de investigação e quatro centros de prestação de serviços nas diferentes áreas da Engenharia, o Instituto alia a tecnologia à criatividade para inovar soluções que promovam um desenvolvimento sustentável. Ciente da emergência no combate às alterações climáticas, apresentamos apenas alguns dos projectos desenvolvidos.

1_ O Departamento de Engenharia Química tem vindo a desenvolver investigação para produção e optimização de biodiesel. Os resultados permitem que o ISEP tenha na sua frota, veículos movidos a biodiesel. Presentemente, o Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI) já desenvolve biodiesel de terceira geração, num projecto desenvolvido em parceria com empresas da indústria dos curtumes.

2_ O Grupo de Reacção e Análises Químicas (GRAQ) publicou os resultados de um projecto de remediação de solos contaminados. Desenvolvido em colaboração com o Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, este estudo reforça potencialidades da microbiologia para regeneração de locais altamente poluídos. Por outro lado, o Laboratório de Tratamento de Resíduos Laboratoriais (TRELAB) atingiu em 2009 a marca de 7.000 litros de resíduos laboratoriais altamente tóxicos tratados.

3_ Conjuntamente, o GRAQ e o Laboratório de Engenharia Matemática (LEMA) estão também a desenvolver um projecto para determinar as consequências de fogos florestais com vista à posterior reabilitação dos terrenos ardidos.

4_ Em Engenharia Civil, o ISEP é membro fundador do CentroHabitat – uma plataforma de promoção da construção sustentável. No Grupo de Investigação e Consultadoria em Engenharia Civil (GICEC) desenvolve-se, por exemplo, o “Presstone” uma tecnologia ecológica para construção de fachadas.

5_ Através do Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (LABCARGA), o ISEP promove a valorização de águas termais nos Açores e desenvolve projectos de mapeamento e aproveitamento de recursos hídricos na península ibérica. Além destes projectos apoiados pela Comissão Europeia e pela Agência Espacial Europeia, o LABCARGA apresentou recentemente soluções para utilização de águas subterrâneas na cidade do Porto.

6_ No Centro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica (CIDEM) desenvolveu-se o “Blue Bee” – um ecoponto inteligente que poderá revolucionar o modo como se processa hoje a reciclagem de resíduos urbanos. O CIDEM é também co-responsável pela “Casa Inteligente”, onde produz energia para consumo doméstico a partir de fontes de energia alternativas.

7_ No Laboratório de Sistemas Autónomos (LSA) foram criados o ROAZ, um robô autónomo marítimo para monitorização ambiental e apoio a missões de salvamento náutico; o FALCOS, uma aeronave não tripulada de detecção e alarme de incêndios florestais; e ainda os veículos de busca e exploração terrestre LINCE e TIGRE, que poderão apoiar equipas de socorro em cenários de desastres naturais. O LSA presta ainda um conjunto de serviços que vão desde a inspecção subaquática à monitorização ambiental tridimensional.  

8_ Consciente da importância de incutir comportamentos responsáveis, o ISEP promove iniciativas em ambiente competitivo que premeiam uma aprendizagem prática e multidisciplinar. O Departamento de Engenharia Electrotécnica dinamiza concursos de construção de painéis solares e de eólicas para produção eléctrica. Este tipo de iniciativas tem resultados claros. O “Polight”, vencedor do Prémio BES Inovação 2009, e o “ENERGeye”, finalista do Prémio EDP Ideias Luminosas 2009, foram desenvolvidos por diplomados do ISEP.

9_ O Instituto promove eventos como “Ecology and Safety as Driving Forces in the Development of Vehicles”, que trouxe ao Porto mais de uma centena de alunos e investigadores de diferentes instituições de ensino superior europeias para debater o futuro de uma indústria automóvel "verde".

10_ Também pela gestão se dá o exemplo e em 2008 o ISEP tornou-se a primeira instituição de ensino superior portuguesa a receber o Prémio Greenlight da Comissão Europeia, por boas práticas em eficiência energética. A actual presidência do ISEP também tem vindo a acelerar a informatização de serviços administrativos com vista a reduzir consumos, acelerar processos e aumentar índices de satisfação.

Estes são apenas alguns exemplos.

A missão do ISEP enquanto instituição de ensino superior público passa por formar pessoas com competências para mudar o mundo. Por isso, apostamos na criação e transferência de tecnologias amigas do ambiente. Este compromisso com um planeta sustentável e no combate às alterações climáticas passam pelo contínuo contributo de todos. No ISEP, encontramos soluções e lideramos pelo exemplo.