• Português
    • English

Investigadora do BioMark ISEP Mariana Sousa venceu 8ª edição do “Bolsa Rubina Barros”

Investigadora do BioMark ISEP Mariana Sousa venceu 8ª edição do “Bolsa Rubina Barros” !
Mariana, a candidata número 7, com o trabalho de investigação “Detecção e monitorização do cancro da mama: uma nova abordagem não invasiva”.
Parabéns a nossa equipa e a Mariana!

Embaixador de Israel Dor Shapira visitou BioMark!

Na quarta-feira, 27 de outubro, recebemos a visita de Dor Shapira, Embaixador de Israel em Portugal.
O Embaixador conheceu a nossa equipa do BioMark e os projetos em curso, com destaque para a investigação do 2IQBioneuro, de diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, e do TecniCOV, que se dedica à monitorização de anticorpos para o SARS-CoV-2.
Neste encontro, Dor Shapira realçou a importância da cooperação entre empresas e universidades e da integração das tecnologias e protótipos desenvolvidos no mercado nacional e internacional.

21 de Junho – Feliz Aniversário BioMark!!

No dia 21 de Junho, o BioMark completou uma década de existência. Uma conquista notável!!

Esta data memorável foi celebrada com actividades ao ar livre. Dê uma vista de olhos….

Projeto “Symbiotic” da Biomark está na lista de histórias de sucesso para projetos Europeus

Plataforma simples e atonoma promissora para aplicação em biosensores portáteis

O projeto SYMBIOTIC, financiado pela UE, que é apoiado pelo programa de pesquisa Pathfinder do Conselho Europeu de Inovação (EIC), anteriormente FET Open, explorou pesquisas anteriores – que provaram que as células de combustível de metanol podem ser fundidas com biossensores eletroquímicos – para criar um simples e leve protótipo, de baixo custo e totalmente autónomo.

Biomark no TV nacional RTP: Engenharia do Porto desenvolve teste rápido da imunidade à covid

Um grupo de investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto está a desenvolver um teste rápido e de baixo custo para detetar o grau e a duração da imunidade à covid-19. Por recorrer a materiais sintéticos, o dispositivo pode chegar ao mercado a um custo máximo de 6 euros.

Noticias no site do ISEP: Investigadora do BioMark quer testar glucose no espaço

Akmaral Suleimenova, investigadora do BioMark, é líder de um projeto que pretende facilitar a monitorização da saúde humana no espaço. Com formação em Engenharia Química e doutorada em Nanotecnologias e Nanociências, conheceu Carolina Marques, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e desafiou-a a participar no projeto.

Biomark nas Notícias SIC: Investigadores criam biossensores descartáveis para deteção precoce do Alzheimer

Projeto do Instituto Superior de Engenharia do Porto pretende desenvolver técnicas de diagnóstico e tratamento para doenças neurológicas associadas ao envelhecimento.
Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) estão a desenvolver, no âmbito de um projeto transfronteiriço, biossensores descartáveis que, através da identificação de potenciais biomarcadores associados ao Alzheimer, visam detetar precocemente a doença.

Felismina Moreira foi entrevistada pelo canal de rádio Antena1: Deteção de alzheimer pode ser mais rápida e fácil!

Um grupo de investigação do Instituto Superior de Engenharia do Porto BIOMARK está a desenvolver uma solução inovadora para o diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas associadas ao envelhecimento.
São biossensores descartáveis e baratos com capacidade para detetar através de uma simples gota de sangue dois ou mais marcadores associados à doença de alzheimer.

Biomark no jornal do Expresso: Projeto português e espanhol lança teste rápido e barato para detetar Alzheimer até 10 anos antes dos sintomas

Com uma picada no dedo ou uma colheita de sangue, em meia hora será possível detetar a doença de Alzheimer, mesmo antes de o doente começar a apresentar sintomas. O projeto advém de uma cooperação entre investigadores portugueses e espanhóis e promete um teste “rápido, barato e pouco invasivo”