Biofirex - página principal

                               

 

 

Projeto BioFirEx

 

O combate de incêndios exige preparação física e emocional e envolve lidar com situações extremas, porém, os bombeiros e outros operacionais envolvidos encontram-se entre os grupos menos estudados no que respeita à exposição e à sua relação com doenças ocupacionais. Assim, o projeto BioFirEx (PCIF/SSO/0017/2018, http://doi.org/10.54499/PCIF/SSO/0017/2018) tem como objetivos:

     - Usar uma abordagem multidisciplinar para realizar uma avaliação abrangente da exposição ocupacional (via monitorização e biomonitorização) dos bombeiros a poluentes gerados durante incêndios florestais

     - Avaliar os impactos na saúde e na segurança

     - Identificar um conjunto de (bio)marcadores apropriados para a vigilância da exposição ocupacional, da saúde e da segurança dos bombeiros, assim como estabelecer uma lista de recomendações e de boas práticas

 

Este projeto dá continuidade a um estudo anterior desta equipa de investigação e será realizado no período 2020-2023.

Corporações de bombeiros incluídas no projeto BioFirEx. O tamanho dos círculos é proporcional ao número de bombeiros que, após o seu consentimento por escrito, participam no BioFirEx.

 

Este projeto (PCIF/SSO/0017/2018) é suportado pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na sua componente OE e mereceu um parecer favorável da Comissão de Ética da Universidade do Porto.