ENTER - EngineeriNg educaTors pEdagogical tRaining
Curso de formação pedagógica para engenheiros online
O curso de formação nas áreas de gestão e organização pedagógica que insere-se no projeto Erasmus+ ENTER - EngineeriNg educaTors pEdagogical tRaining (www.erasmus-enter.org) e tem como objetivo criar uma nova geração de professores nas áreas de engenharia, tecnologia e ciências técnicas com recurso a sessões modulares.
O projeto ENTER tem como objetivo principal desenvolver um sistema modular, iPET, multinível para a formação de professores de engenharia, com 3 níveis e que atende a todos os requisitos do Quadro Europeu de Qualificações para Aprendizagem ao Longo da Vida. Os módulos do iPET-1 estão incluídos no iPET-2 e ambos estão incluídos no iPET-3. Isso permite ao professor definir o seu próprio ritmo na sua formação.
O docente no final de cada um dos cursos e mediante a realização de um projeto final pode pedir o registo como Engineering educator. Estes cursos serão submetidos a um processo de acreditação por uma agência internacional autorizada a atribuir o selo EUR-ACE.
Os 3 cursos são:
- iPET-1 Short-focused (2 ECTS) – “Qualification Development”;
- iPET-2 Professional Retraining (8 ECTS) – ‘’Higher Education Teacher”;
- iPET-3 Internationally Leveled (20 ECTS) – “International Engineering Educator”.
iPET-1 |
ECTS |
Horas totais |
|
1.1 |
Innovations in engineering pedagogy |
1 |
25 |
1.2 |
Time management |
0,5 |
12,5 |
1.3 |
Effective interaction |
0,5 |
12,5 |
iPET-2 |
ECTS |
Horas totais |
|
1.1 |
Innovations in engineering pedagogy |
1 |
25 |
1.2 |
Time management |
0,5 |
12,5 |
1.3 |
Effective interaction |
0,5 |
12,5 |
2.1 |
Enhancement of learning interactivity |
1 |
25 |
2.2 |
Systems analysis in education |
1 |
25 |
2.3 |
Pedagogical psychology and communication |
1 |
25 |
2.4 |
Interaction with stakeholders |
1 |
25 |
2.5 |
Sustainable development |
2 |
50 |
iPET-3 |
ECTS |
Horas totais |
|
1.1 |
Innovations in engineering pedagogy |
1 |
25 |
1.2 |
Time management |
0,5 |
12,5 |
1.3 |
Effective interaction |
0,5 |
12,5 |
2.1 |
Enhancement of learning interactivity |
1 |
25 |
2.2 |
Systems analysis in education |
1 |
25 |
2.3 |
Pedagogical psychology and communication |
1 |
25 |
2.4 |
Interaction with stakeholders |
1 |
25 |
2.5 |
Sustainable development |
2 |
50 |
3.1 |
Digital education |
2 |
50 |
3.2 |
Problem-based, project-based and Practice oriented learning |
2 |
50 |
3.3 |
Learning outcomes’ assessment |
2 |
50 |
3.4 |
Course design |
1 |
25 |
3.5 |
Engineering innovation process |
2 |
50 |
3.6 |
Final project (All competencies of iPET-1, iPET-2, iPET-3) |
3 |
75 |
Observação: Os slides são em inglês, mas as aulas serão leccionadas em português.
Propina (taxa de inscrição) de cada um dos cursos:
iPET-1: 20 Euros (A realizar durante o mês de junho 2021 a julho de 2022 durante a tarde)
iPET-2:
- Só 2ª parte do módulo (2.1-2.5) 35 Euros (data a definir)
- Módulo completo 55 Euros (1.1-1.3 + 2.1-2.5) (data a definir)
iPET-3:
- Só 1ª e 3ª parte do módulo (1.1-1.3 + 3.1-3.6) 65 Euros (data a definir)
- Só 2ª e 3ª parte do módulo (2.1-2.5 + 3.1-3.6) 80 Euros (data a definir)
- Só 3ª parte do módulo (3.1-3.6) 45 Euros (data a definir)
- Módulo completo 100 Euros (1.1-1.3 + 2.1-2.5 + 3.1-3.6) (data a definir)
Registo como Engineering educator: 100 Euros (facultativo)
A realização do pagamento da propina (taxa de inscrição) será feita após a seriação dos candidatos.
Prazos de candidaturas: 19 de Maio
(Os docentes das instituições organizadoras têm prioridade na seriação, os restantes são seriados consoante a ordem de inscrição)
CANDIDATURAS AQUI
Publicação dos resultados: 21 de Maio
Prazos de inscrição: 28 de Maio
+info: Eduarda Pinto Ferreira (epf@isep.ipp.pt)
ORGANIZAÇÃO
Ângelo Martins, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal
António Costa, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal
António Vega, ISEP-P.PORTO, Portugal
Cleginaldo Carvalho, UNESP-FEG, Brasil
Cristina Borges, ISEL-IPL, ISRC, Portugal
Eduarda Pinto Ferreira, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal
Gabriela Gonçalves, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal
José Carlos Quadrado, P.PORTO, ISRC, Portugal
Maria João Raposo, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal
Maria João Viamonte, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal
Marisa Oliveira, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal
Messias Borges Silva, UNESP-FEG, Brasil
Rita Pereira, ISEL-IPL, ISRC, Portugal
Susana Nicola, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal