Estudar

"Seminars in Epidemiology of Infectious Diseases"
07-11-2023

Realiza-se, no próximo dia 15 de novembro, às 18h00, o seminário “Epidemic modeling via cross-entropy approximate Bayesian computation”, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

O evento irá decorrer na sala H420 do ISEP, e conta com a participação do docente convidado Américo Cunha, Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. A entrada no evento é livre, no entanto o número de vagas está sujeito à capacidade da sala.

 

“Epidemic modeling via cross-entropy approximate Bayesian computation”

 

Resumo

Os modelos epidemiológicos de natureza mecanicista são uma ferramenta poderosa para investigar potenciais cursos de evolução de surtos de doenças infeciosas, sendo amplamente utilizados por epidemiologistas computacionais, para a realização de estudos qualitativos e quantitativos, desde há muitas décadas. No entanto, devido à natureza incerta da informação que alimenta estes modelos (parâmetros epidemiológicos, condições iniciais, etc.), bem como ao limitado horizonte de previsibilidade intrínseco a surtos epidémicos em que o comportamento humano influencia a evolução da dinâmica epidémica (e.g. COVID-19), a utilização de técnicas de quantificação da incerteza (UQ) é obrigatória em qualquer contexto quantitativo que explore tais modelos como ferramentas preditivas. 

Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma nova estrutura para a quantificação da incerteza que combina a otimização através do método da entropia cruzada e a computação Bayesiana aproximada, para calibrar um modelo epidémico mecanicista baseado em equações diferenciais ordinárias e propagar as incertezas paramétricas subjacentes através dele. A nova metodologia herda as boas propriedades das duas técnicas que são combinadas, tendo uma grande capacidade de obter informação e um custo computacional relativamente baixo. A eficácia da nova metodologia é testada com o auxílio de um modelo compartimental, que inclui hospitalizações assintomáticas e mortos, e dados reais relacionados com o surto de COVID-19 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

 

Os “Seminars in Epidemiology of Infectious Diseases” são seminários semestrais, desenvolvidos no âmbito da unidade curricular de Epidemiologia, do Mestrado em Engenharia Biomédica do ISEP.

Para mais informações, envie um e-mail para: cap@isep.ipp.pt.