Estudar

ISEP participa no 18.º Congresso Nacional de Geotecnia
29-05-2023

Alunos do Mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente (MEGG) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), participaram no 18.º Congresso Nacional de Geotecnia, subordinado ao tema “geotecnia e alterações climáticas”, que decorreu durante o mês de maio, em Évora.

A iniciativa, que contou com cerca de 420 participantes, foi promovida pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, tendo proporcionado aos participantes a troca e a atualização de conhecimentos técnicos e científicos.

De destacar, as duas apresentações derivadas das dissertações de mestrado (edição 2022), desenvolvidas em ambiente misto (Mota-Engil e ISEP), e classificadas com 18 valores, a saber:

Beatriz Cruz, com o tópico nos domínios da cartografia geotécnica e prospeção geotécnica -  "digitalização, uniformização e transferência de dados geotécnicos: uma realidade incontornável", com a orientação do Professor Helder I. Chaminé, do Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (LABCARGA) do ISEP;

- Ana Oliveira, com o tema na área da mecânica de solos e ensaios geotécnicos - "determinação dos tempos de secagem de solos em função da sua identificação: avaliação exploratória", com orientação do Professor João Paulo Meixedo, do ISEP.

Dada a qualidade dos trabalhos de estágio desenvolvidos pelas antigas alunas de mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente, foram, recentemente, integradas na Mota Engil SA. para desenvolver a sua atividade profissional como engenheiras geotécnicas.

Neste evento, Luís Ramos, professor adjunto convidado, apresentou, em colaboração com Carlos Galiza e Helder I. Chaminé, um tópico da sua investigação de doutoramento, com o tema "diferentes e complementares análises dos desvios de perfuração em maciços rochosos fraturados: o papel dos parâmetros geológicos, geotécnicos e geomecânicos".

Segundo o docente e diretor do MEGG, Helder I. Chaminé, "A participação ativa de antigos e atuais alunos do Mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente do ISEP, no fórum mais importante de geotecnia a nível nacional, é prova da exigência, vitalidade e qualidade técnico-científica dos graduados do ISEP. Para além disso, ilustra, cabalmente, a estreita parceria do ISEP com instituições académicas e empresas de referência, que estimulam a cooperação na investigação, desenvolvimento e inovação.".