Estudar

ISEP lidera consórcio europeu e-Hospital4Future
03-04-2023

O projeto e-Hospital4Future - Building future through an innovated and digital skilled hospital, que ambiciona a criação, disseminação e implementação de módulos de formação destinados a profissionais de saúde clínicos e não-clínicos em ambiente hospitalar, está a ser liderado pela Professora Ana Madureira do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

A proposta apresentada terá uma duração de 24 meses e um investimento total de 2 950 491,60 € (financiado a 80%), apoiado pela União Europeia no âmbito do programa EU4Health.

Os trabalhos serão executados por um consórcio multidisciplinar, formado por 10 instituições provenientes de oito países europeus, nomeadamente:

 

  • 6 Universidades e centros tecnológicos – ISEP (Coordenação, Portugal), Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Hogeschool PXL (Bélgica), Fundacio EURECAT (Espanha), Universidade de Nápoles Federico II (Itália) e Molde University College (Noruega) – responsáveis pelas metodologias e desenvolvimento dos programas de formação.

 

  • 1 Instituição de saúde públicaInstitute for Public Health of Federation of Bosnia and Herzegovina – contribuição para a definição das necessidades de ensino, dos conteúdos programáticos e implementação.

 

  • 3 Hospitais – Centro Hospitalar Universitário de Santo António, E.P.E. (Portugal), Paula Stradina Kliniska Universitates Slimnica (Letónia) e Viesoji Istaiga Vilniaus Universiteto Ligonine Santaros Klinikos (Lituânia) – maioritariamente responsáveis pela implementação dos cursos.

 

O e-Hospital4Future pretende elevar o processo de educação dos profissionais de saúde, combinando módulos de competências sociais (soft skills), técnicas (hard skills) e digitais.

A ambição do projeto é ir além do status quo das capacidades dos profissionais de saúde, inovando os conteúdos e metodologias dos programas de formação para o público-alvo. O objetivo final do e-Hospital4Future é potenciar a implementação deste tipo de programas de formação por toda a Europa, incluindo não só hospitais e outras instituições de saúde, mas também escolas e universidades. Os trabalhos foram já iniciados em março e a reunião oficial de kick-off do projeto realizou-se no passado dia 28 de março no ISEP, contanto com a participação de elementos de todas as entidades.