Estudar

DEI convida a AI Master Class online
25-10-2022

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), convida à participação em mais uma AI Master Class, desta vez sobre o tema “Semantically interoperable heterogeneous multi-agent systems for power and energy systems”, que terá lugar no dia 27 de outubro, às 18h00.

O evento será online, via zoom.

 

Clique aqui para aceder ao evento

 

Enquadramento

O setor elétrico tem sofrido mudanças significativas nas últimas décadas devido a fatores económicos e ambientais. A crescente penetração de fontes de energia renováveis e geração distribuída, levaram à adoção do paradigma das redes elétricas inteligentes, smart grids, e à introdução de abordagens competitivas nos mercados de eletricidade. Este novo paradigma, reforça a necessidade de estudar, experimentar e validar, tanto a operação das redes, como as interações entre as entidades envolvidas nos sistemas elétricos de energia (SEE). As plataformas baseadas em sistemas multi-agente, são particularmente adequadas para analisar interações complexas em sistemas dinâmicos, como os SEE, devido à sua natureza distribuída e independente. No entanto, existe uma limitação generalizada referente à falta significativa de interoperabilidade entre sistemas heterogéneos, o que impede uma abordagem global do problema, considerando todas as inter-relações existentes. O uso de ontologias facilita a interoperabilidade entre sistemas heterogéneos, dando significado semântico às informações trocadas entre as várias entidades e/ou sistemas. A vantagem introduzida pelo uso das ontologias reside no fato de que todos os envolvidos num determinado domínio conhecerem, entenderem e concordarem com a conceptualização definida na ontologia. Para além de facilitar a interoperabilidade, o uso de ontologias e tecnologias da web semântica permite o desenvolvimento de ferramentas agnósticas aos modelos de dados e de negócio para uma adaptação flexível a novas regras e restrições, promovendo a inferência semântica para sistemas sensíveis ao contexto.

 

Orador

Gabriel Santos, recebeu a sua Licenciatura e Mestrado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e o seu Doutoramento pela Universidade de Salamanca. Atualmente, é investigador no Grupo de Investigação em Engenharia Inteligente e Informática para Inovação e Desenvolvimento Avançado (GECAD). Os seus interesses de investigação incluem sistemas multiagentes, ontologias, mercados de eletricidade, sistemas de apoio à decisão e redes inteligentes.

 

Organização

Esta palestra é organizada pelo QTDEI em colaboração com o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

+INFO