Outro

ISEP colabora em projeto para entrega de 20 mil viseiras por semana aos hospitais
31-03-2020

O ISEP, a FEUP, o INEGI, o LAETA e o INESC TEC uniram-se para responder às necessidades dos profissionais de saúde e estão a desenvolver e a fabricar, por impressão 3D, viseiras de proteção.

empresa OLI foi desafiada a produzir estes equipamentos em quantidades industriais e adaptou o design criado pelas instituições de ensino para a tecnologia de injeção de plástico.

A colaboração destas entidades vai permitir o fabrico de 20 mil unidades por semana que serão entregues a hospitais da região Norte, Centro e Lisboa. Até ao momento, já foram doadas mais de 2000 viseiras.

Para além de mais forte e seguro, este novo modelo apresenta-se em duas versões (com ou sem cobertura superior), consoante a utilização hospitalar e em combinação com outros equipamentos de proteção.

Este projeto de voluntariado, que também conta com o apoio de estudantes de Engenharia Mecânica do ISEP e da FEUP, foi desenvolvido em estreita colaboração e coordenação com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS), hospitais centrais e centros de saúde.

A tecnologia de impressão 3D tem-se demonstrado determinante na luta ao Covid-19, permitindo uma resposta rápida e eficaz às necessidades de produção de equipamentos que suportam a atividade dos profissionais de saúde.