Outro

Coordenador do LEMA é o primeiro português eleito para o Executive Board da EU-MATHS-IN
16-12-2019

Manuel Cruz, Docente do Departamento de Matemática (DMA) e Coordenador do Laboratório de Engenharia Matemática (LEMA), foi eleito membro do Executive Board da European Service Network of Mathematics for Industry and Innovation (EU-MATHS-IN).

A eleição teve lugar numa reunião em Praga, no dia 10 de dezembro. Esta escolha é um reconhecimento europeu do trabalho efetuado pela Rede Portuguesa para a Indústria e Inovação (PT-MATHS-IN). 

Manuel Cruz foi, assim, o primeiro português a ser eleito para o Executive Board desta rede europeia. O coordenador do LEMA refere que esta eleição “traz ainda mais responsabilidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na consolidação do papel da matemática junto da indústria, primeiro a nível local, com o LEMA, a nível nacional com a PT-MATHS-IN e agora a nível europeu. Na prática, estamos a falar de coordenar atividades de 17 redes nacionais, cada qual albergando vários centros de investigação muito heterogéneos”. 

Acrescenta, ainda: “a qualidade indiscutível dos restantes membros do Board, assim como o voto de confiança dado pelas restantes redes europeias a esta candidatura, materializado nesta eleição, conferem a este mandato uma grande honra, mas também uma responsabilidade acrescida. Este resultado não seria possível sem toda uma comunidade, local e nacional, à qual tenho orgulho de pertencer”. 

A EU-MATHS-IN permite facilitar o intercâmbio de informação entre todas as partes interessadas nesta área, a nível europeu. O principal objetivo da rede europeia é promover um maior impacto da matemática na inovação e tecnologia. É, atualmente, constituída por 17 redes nacionais, sendo Portugal representado pela PT-MATHS-IN. “Na prática cada uma das redes nacionais tem como membros os principais centros de investigação que trabalham em matemática industrial, que investigam e transferem tecnologia matemática para a indústria, o que faz com que quase toda a comunidade europeia de matemática industrial esteja interligada através desta rede europeia. Além disso, a EU-MATHS-IN desenvolve uma atividade muito próxima com a indústria europeia, com o intuito de captar a atenção dos principais decisores desta área, que influenciam o desenvolvimento tecnológico da Europa”, esclareceu Manuel Cruz. 

Este “Core-team” é, atualmente, constituído por empresas como a ATOS, Dassault Aviation, EcoMT, Ernst & Young, Michelin, Nors, Shell ou Siemens, estando também a ser analisado o interesse de diversas outras empresas europeias.