Investigação

Equipa liderada por docente do ISEP publica artigo na Advanced Sustainable Systems
21-10-2019

“Nanofluid Based on Glucose-Derived Carbon Dots Functionalized with [Bmim]Cl for the Next Generation of Smart Windows” é o nome do artigo científico que foi capa de revista da edição de julho 2019 da Advanced Sustainable Systems. Este artigo é fruto de um projeto de investigação liderado por Abel Duarte, docente e investigador do Departamento de Engenharia Química do ISEP. O mesmo é denominado de C. Cdot - Carbon Dots como Agentes Eficazese e centra-se na utilização de nanopartículas de carbono em fototerapia (NORTE-01-0145-FEDER-030858)

O artigo foca-se nestes mesmos materiais e nas suas características potenciadoras de uma climatização económica, eficiente e sustentável, devido à sua capacidade de se ajustarem às condições naturais do ambiente. Estas particularidades levam a uma melhoria no conforto e habitabilidade do utilizador, algo que se tem vindo a tornar num requisito da nova geração de materiais inteligentes utilizados na construção de edifícios. Os nanofluidos não-Newtonianos à base de nanopartículas de carbono, produzidos de forma sustentável, têm-se vindo a revelar como a nova geração de materiais inteligentes.

“A utilização destes materiais inteligentes ainda se encontra numa fase muito embrionária, no entanto, têm demonstrado uma elevada versatilidade em inúmeras áreas da ciência”, diz uma das investigadoras do projeto, Helena Gonçalves, pioneira nacional das nanopartículas de carbono.

A publicação científica apresentada foca-se particularmente na criação de janelas inteligentes, onde é demonstrada a viabilidade da sua aplicação ao mundo real. Para a realização desta investigação foi reunida uma equipa constituída por investigadores de diferentes áreas científicas, que continua a trabalhar este tipo de nanomateriais promissores.