Outro

A primeira horta vertical do ISEP
23-09-2019

A sustentabilidade volta a ser um tema central no ISEP com a construção de um sistema de aquaponia.

Este sistema foi explorado e, após constatação das suas potencialidades, foi introduzido no European Project Semestre como exemplo de projeto ambiental e socialmente sustentável de hortas e jardins urbanos.

A aquaponia é um sistema que combina a criação de peixes - a aquacultura -, com a produção de plantas em água, - a hidroponia. A ligação entre os dois ciclos é estabelecida por circulação de água que, através de uma comunidade residente de microrganismos, garante a sustentabilidade do ecossistema.

Neste momento, encontra-se em fase de construção um sistema de aquaponia no ISEP, pensado para demonstrar a sua utilidade e eficácia sustentável. “Através da horta urbana, contribuímos para diminuir a pressão de produção de bens alimentares em grandes quantidades, com recurso a adubos ou pesticidas, a eliminação do transporte dos produtos entre a produção a distribuição e o consumidor e, e, ainda, o aumento da satisfação através do contacto com a natureza”, explica Abel Duarte, docente do Departamento de Engenharia Química.

O projeto vai ser instalado junto ao elevador panorâmico do Edifício G e vai contar com dois reservatórios com cerca de 2 mil litros de capacidade, onde serão colocados os peixes. Este sistema vai ocupar três pisos e vai conter três floreiras e, ainda, mais de 120 posições para cultivo de bens hortícolas.