Estudar

Estudante do ISEP desenvolve aplicação móvel para a Do iT Lean
05-09-2019

tiago projeto isep

Tiago Pereira, aluno da Licenciatura em Engenharia de Sistemas, realizou um estágio na área de informática, na empresa de desenvolvimento de software de aplicações web e mobile Do iT Lean (DIL), onde atualmente trabalha.

O projeto consistiu na criação de um portal de submissão de ideias para projetos da Do iT Lean, denominado Portal of Ideas, no formato de aplicação móvel. Para tal, recorreu ao OutSystems, uma plataforma de desenvolvimento low-code, que é uma das atuais líderes de mercado neste âmbito.

Segundo Tiago Pereira, o objetivo do projeto focou-se no aumento do número de ideias para projetos, por parte dos colaboradores da DIL, incluindo de melhoria do funcionamento interno, e, consequentemente, aumentar a criação de valor.

O portal criado inseriu-se numa metodologia de trabalho correspondente à de um projeto real, sendo que o seu desenvolvimento foi dividido em quatro fases, onde o estudante tinha de realizar um demo no final de cada uma delas. Neste demo participaram regularmente alguns dos colaboradores da DIL, a gestora de projeto e os orientadores do ISEP, a prof. Susana Nicola e o prof. Alberto Pereira.

Tiago aponta que um dos maiores desafios deste estágio foi tornar um portal de submissão de ideias numa ferramenta que motivasse os colaboradores da DIL a usá-lo de forma continuada, sem que se tornasse desgastante e caísse em desuso.

“Sem dúvida que este estágio me proporcionou a evolução das minhas capacidades ao nível da facilidade em encontrar soluções para os problemas, consegui ampliar os meus conhecimentos no uso da plataforma OutSystems, tive a oportunidade de realizar um projeto em que a metodologia utilizada em projetos de desenvolvimento de software foi amplamente adotada (Scrum), permitindo-me ficar com um conhecimento muito mais profundo de toda a mecânica de trabalho que está subjacente ao processo de desenvolvimento de aplicações”.

Tiago Pereira conheceu o Do iT Lean no 3º ano da Licenciatura, mais especificamente na cadeira de Laboratório de Sistemas II, em que a DIL esteve envolvida durante um mês e propôs aos alunos o desenvolvimento de uma mini-app em OutSystems.

Este é mais um exemplo da excelência dos estudantes do ISEP, cujas necessidades e ambições profissionais tenta acompanhar e colmatar, ajudando os seus discentes na integração no mercado de trabalho, ao dar-lhes, também, a oportunidade de estar em contacto com diversas e variadas possibilidades tecnológicas e empresariais.