Estudar

600 ofertas de emprego e 200 estágios de verão
27-05-2019
600 ofertas de emprego e 200 estágios de verão

O ISEP e a Associação de Estudantes (aeISEP) promovem, nos dias 4 e 5 de junho, as IV Jornadas de Emprego e Engenharia, onde cerca de 40 empresas vão captar novos talentos de engenharia.

Os estudantes vão encontrar 600 ofertas de emprego e 200 propostas de estágios de verão de empresas como Continental-Mabor, Mota-Engil, Deloitte, Aubay, IT Sector, Celfocus e Critical Software. 

É nestas jornadas que culmina o Concurso de Empreendedorismo – Made in ISEP que vai premiar as mentes mais inovadoras e empreendedoras. Para esta edição, foram avaliados 11 projetos e serão atribuídos mais de 4500 euros em bolsas de estudo.

A sustentabilidade é um dos tópicos em destaque. No âmbito da campanha "Agir Local, Pensar Global", vão ser distribuídos copos reutilizáveis a todos os participantes de forma a reduzir o uso de plástico durante o evento. Para além disso, serão projetadas mensagens de consciencialização para a defesa e preservação do meio ambiente, apelando à diminuição do consumo de plástico.

“O Ensino Superior deve ser sustentável e inovador, o que só é possível com o contributo ativo dos jovens. Por isso, devemos ser nós os principais agentes de sensibilização do país para que sejam criadas condições profícuas ao desenvolvimento do potencial juvenil”, sublinha Daniel Magalhães, presidente da aeISEP.

O digital continua a ser uma prioridade. Os estudantes têm a vida facilitada na entrega dos currículos através de um QR code que faz o download para os beamers, um aparelho eletrónico. Deste modo, e caso pretendam, os alunos são mais facilmente contactados pelas entidades recrutadoras e ajustam-se processos de recrutamento internacionais.

O primeiro dia das IV Jornadas vai dedicar-se ao desenvolvimento das soft skills, as chamadas competências transversais, que se apresentam, cada vez mais, como um passaporte para uma carreira profissional de sucesso. No segundo, estão previstas exposições e palestras promovidas pelas empresas participantes sobre o futuro da engenharia.

Esta iniciativa quer estreitar as relações de proximidade entre os estudantes e o mercado laboral, nomeadamente junto das principais empresas portuguesas da área da engenharia.