Fascinado pelas novas tecnologias, Pedro Paiva chegou ao ISEP há 20 anos. A sua jornada começou na Divisão de Sistemas Informáticos onde ainda hoje trabalha. Sonha dar a volta ao mundo e ocupa os tempos livres com serões no cinema. O desporto também ocupa um lugar de destaque nos seus hobbies. Gosta de praticar natação, jogar futebol e fazer caminhadas. Se pudesse alterar algo no mundo, mudava o valor das pessoas e instituía mais união e respeito pelos outros. Foi formador de língua gestual na Associação de Surdos do Porto (ASP) e na Universidade Portucalense e, quem o conhece, sabe que a surdez de nada o impede de alcançar os seus objetivos.
- Quando entrou no ISEP? Como recorda os primeiros tempos no Instituto?
Entrei para o ISEP em 1999... Os meus primeiros tempos foram bons e fui muito bem recebido.
- O que mais o fascina naquilo que faz?
As novas tecnologias. O facto de estarem sempre a evoluir, sempre a aprender e conhecer coisas novas.
- Quer partilhar algum episódio caricato que decorreu no ISEP?
Tenho muitos episódios devido à minha surdez como, por exemplo, falarem comigo como se fosse ouvinte e ficarem chateados por não responder!
- Que aspetos diferenciam o ISEP?
A simpatia, o bom relacionamento com as pessoas e o facto de me sentir em casa.
- Tem algum lugar especial nesta casa?
O meu cantinho é a minha secretária, onde trabalho.
- Alguma personalidade do ISEP que o tenha marcado?
Muitas personalidades. As várias direções que encontrei, mas, principalmente, as que contribuíram para a minha integração nesta instituição.
- Numa palavra, o que significa o ISEP para si?
Casa.
- Que sugestão gostava de deixar para o ISEP ficar ainda mais próximo da sua comunidade?
Dar mais atenção e importância aos portadores de deficiência. Ter alguém com conhecimentos de Língua Gestual Portuguesa ou que seja um intérprete para as reuniões, nomeadamente para as de grupo.
- Qual a receita para se lidar com a azáfama do quotidiano?
A minha surdez!
- Qual o segredo para o sucesso?
O bom ambiente entre os colegas de gabinete e a partilha de conhecimentos. A organização e a persistência.