Estudar

Nova parceria promove responsabilidade social dos alunos
29-04-2019

O ISEP, a E&O -  Engenho&Obra - Associação Para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD e Clube Desportivo Propaganda de Natação (CPN), em Ermesinde, assinaram, a 15 de abril, um protocolo de cooperação para promover a participação ativa da comunidade académica em ações de responsabilidade social.

Esta parceria surge no âmbito do conceito Engenharia Solidária e que, segundo Gabriela Bonito, da Engenho&Obra, “inclui iniciativas que possam significar benefícios reais para as populações num modelo de desenvolvimento inclusivo e sustentável e capaz de gerar educação, saúde, cultura, lazer, saneamento, habitação, energia, mobilidade e segurança”.

A equipa do projeto, constituída pela Engenho&Obra, por docentes do ISEP e alunos em estágio curricular das licenciaturas de Engenharia Civil, Eletrotécnica e Mecânica, foi desafiada a apresentar uma proposta para redução da fatura energética do clube desportivo.

Para tal, será realizada uma auditoria energética às instalações, que, inclui, entre outros, a determinação do potencial de poupança de energia e uma avaliação da possibilidade de substituição de combustíveis fósseis por fontes limpas e, no final, será desenvolvido um plano de racionalização com boas práticas de gestão de consumo.

A Engenho&Obra pretende dinamizar a aplicação da engenharia em contexto social para dar respostas eficazes a problemas reais, em articulação com outras áreas do conhecimento.

Este projeto “proporciona aos alunos uma experiência em contexto real com componente pedagógica, composta por aprendizagens não formais na vertente do voluntariado, da solidariedade e da cidadania ativa, cada vez mais valorizadas em termos curriculares no mercado de trabalho. Para além disso, acreditamos que este conceito gerará um movimento académico que integrará a noção de que todos podemos ser agentes transformadores”.