Estudar

ISEP|GO prepara estudantes para o mercado trabalho
09-04-2019

Numa fase de importantes escolhas académicas e profissionais, o ISEP tem como objetivo dotar os alunos de todas ferramentas e informações sobre as possibilidades que estão ao seu alcance para um futuro de sucesso.

Integrado numa disciplina da licenciatura de Engenharia de Sistemas, foi realizado um Pitch para incentivar os estudantes a refletir sobre as suas valências, apresentando-as com clareza e coerência aos empregadores presentes na sessão.

“Através deste seminário, pretendemos otimizar as possibilidades de sucesso dos nossos alunos na entrada no mercado laboral, indicando-lhes as principais características que são valorizadas em contexto de candidaturas e em entrevistas de emprego. O ISEP|GO auxiliou os alunos a simularem uma apresentação do curso em contexto de entrevista empresarial, garantindo, assim, que estão alinhados com os valores atualmente considerados como importantes pelas empresas”, explica Manel Cruz, docente da Licenciatura de Engenharia de Sistemas. 

Cátia Nunes, foi uma das participantes neste desafio que lhe permitiu ganhar mais confiança no momento de apresentar as suas competências: “esta iniciativa contribuiu bastante para uma futura entrevista de emprego. Sinto-me muito mais preparada e confiante para apresentar as minhas competências e qualidades a novas empresas. Para além disso, consegui ultrapassar a grande dificuldade, controlar o nervosismo durante a apresentação. Após a sessão de feedback realizada no ISEP|GO, tudo tornou-se mais claro para mim e reconheço que o feedback dado contribui bastante no processo de melhoria da minha prestação”. 

Para Jorge Gabriel Azevedo, também um dos participantes, os maiores desafios foram a esquematização da informação a apresentar e a gestão do stress. "Perdi o medo de me apresentar e falar sobre mim ou do que já fiz. Isto prejudicava-me em diversas situações e poderia ser motivo para falhar em entrevistas de emprego. Agora estou mais confiante para futuras entrevistas”. 

Depois do Pitch, os estudantes tiveram uma sessão de feedback individual com o ISEP|GO para aconselhamento e promoção do desenvolvimento de competências cruciais numa momento de marketing pessoal. 

Para as empresas, estas iniciativas potenciam um clima de confiança e de abertura que potencia sinergias. Segundo Gisela Oliveira, da empresa ItSector, “o contacto com os estudantes permite-nos promover um trabalho parceiro e de mostrar as necessidades e exigências do mercado de trabalho. Damos a possibilidade de estarem em contato com empresas reais, o que favorece o desenvolvimento de networking e das suas softskills”.

Tiago Lima Ramos, da Kelly Services, destaca que esta ação “permite identificar o tipo de valências técnicas conferidas pelos respetivos cursos e compreender o nível de proficiência dos estudantes e se correspondem às soft skills valorizadas pelos empregadores”. 

O feedback do Picth é bastante positivo já que “os alunos estavam bem preparados e com uma atitude muito dinâmica e o envolvimento dos docentes mostra que estão recetivos em contribuir para a formação dos estudantes como um todo”, frisa Gisela Oliveira. 

Esta atividade insere-se na estratégia de preparação dos alunos para a integração no contexto real de trabalho. Com enfoque nas suas competências transversais, procura-se promover maior autoconhecimento, que permitirá que os estudantes se sintam mais capazes de se apresentarem de uma forma apelativa, aumentando as possibilidades de sucesso em entrevistas de emprego.