Outro

Príncipe Charles conhece processo de biodegradação plásticos com recém-licenciada do ISEP
19-03-2019

Celine Moreira, recém-licenciada em Biorrecursos no ISEP, trabalha, atualmente, em Inglaterra, como técnica analítica na empresa Polymateria que promove a ciência como resposta para lidar e diminuir a poluição através do plástico na natureza.

O projeto que Celine integra centra-se numa uma nova tecnologia chamada Biotransformação, desenvolvida através da combinação da ciência de polímeros, química e biologia e que garante que, caso os plásticos escapem da economia circular, possam sofrer um processo de biodegradação e transformar-se em água, dióxido de carbono e biomassa, evitando a formação de microplásticos. 

No dia 7 de março, a empresa recebeu a visita do Príncipe Charles no âmbito da sua missão e desejo de tornar o planeta mais sustentável. “Na visita, fiquei surpreendida com gentileza e atenção que o Príncipe Carlos deu à equipa enquanto demonstrávamos a nossa tecnologia. Estava muito interessado em saber mais sobre ciência e como esta pode ajudar a abordar globalmente o problema da poluição por plástico. Esta é uma questão que o preocupa e, como tal, está sempre curioso e ansioso por conhecer novas tecnologias inovadoras como as da Polymateria”, comenta Celine.

Para a jovem, há sempre forma de reduzir a poluição do plástico, aplicando métodos de ciência e tecnologia inovadores. “É quase impossível que o mundo pare de produzir e utilizar materiais plásticos, mas podemos, definitivamente, evitar a sua acumulação ao longo dos anos, trabalhando com a ajuda da natureza. Esta foi a principal mensagem que tentamos passar e incutir durante esta visita tão especial”.