Investigação

Uma estratégia inteligente para manutenção de infraestruturas
15-02-2019

Após colapso da Ponte Morandi, em Génova, e da estrada EN255 em Borba, as condições de exploração das infraestruturas da engenharia civil regressaram à ordem do dia. A implementação de sistemas de monitorização de infraestruturas é imprescindível para detetar incidentes, reforçando a qualidade e segurança das mesmas.

Com este objetivo, surgiu o S4Bridges que procura dar resposta às questões da exploração, em condições de economia e de absoluta segurança, de pontes e viadutos.

O projeto baseia-se no conceito de estrutura inteligente que combina técnicas experimentais, capazes de monitorizar estruturas e ações associadas, com o desenvolvimento e aplicação de algoritmos para deteção de alterações comportamentais e, eventualmente, de danos estruturais. No final, pretende-se que a informação processada seja disponibilizada através de um número mínimo de indicadores representativos que poderá levar a uma consequente geração de alarmes.

“O projeto S4Bridges representa mais uma conquista e é o reconhecimento externo, por peritos nacionais e internacionais, de todo o trabalho desenvolvido pelos investigadores na área da instrumentação e da monitorização das estruturas”, sublinha Carlos Félix, coordenador do projeto e docente do Departamento de Engenharia Civil do ISEP.

A monitorização da integridade estrutural apresenta várias potencialidades para uma gestão eficiente do património construído. O comportamento e a evolução do desempenho das infraestruturas podem ser analisados, o que permite projetar, de modo eficiente, em conformidade com a efetiva condição estrutural, as intervenções de manutenção necessárias.

As metodologias a desenvolver em S4Bridges serão, numa primeira fase, testadas e caracterizadas experimentalmente, num modelo à escala reduzida, a instalar no Campus do ISEP. Numa segunda fase, proceder-se-á à aplicação da metodologia numa obra de arte real (ponte ou viaduto) que se pretende que funcione como demonstrador das valências das estruturas inteligentes.

Iniciado em julho de 2018, o S4Bridges é financiado pelo FEDER e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Liderado pelo ISEP, através do investigador Carlos Félix, integra outros docentes do DEC-ISEP e também docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, todos investigadores da Unidade de I&D - CONSTRUCT - Institute of R&D in Structures and Construction.