Outro

Mais de mil estudantes compõem Tabela Periódica humana
30-01-2019

Cerca de 1200 estudantes do 9.º ao 12.º ano, provenientes de 17 escolas do Grande Porto, juntaram-se na manhã de 29 de janeiro, em frente ao edifício da Câmara Municipal do Porto, para formar uma Tabela Periódica Humana. A iniciativa, promovida pelo ISEP, numa ação conjunta com a FEUP e a FCUP, assinalou a abertura oficial de 2019 como Ano Internacional da Tabela Periódica.

Apesar de o evento ter decorrido em simultâneo em várias cidades do País, a verdade é que adesão superou todas as expetativas no Porto. Ao som da música “The Periodic Table Song”, formou-se a Tabela Periódica dos elementos químicos, com a forma criada por Dmitri Mendeleiev, em 1869.

A importância desta iniciativa foi envolver os estudantes, bem como sensibilizá-los para o estudo da Química e mostrar a sua relevância enquanto área científica e, em particular, o papel da Tabela Periódica na Ciência e consequentemente na vida de todos nós”, explica Cristina Delerue-Matos, investigadora e docente do GRAQ/ISEP.

A Tabela Periódica extravasa a Química e a Engenharia Química, sendo uma ferramenta útil para muitas outras ciências, como a Física, Biologia, Geologia, entre outras.

Na qualidade de instituição de Ensino Superior, o ISEP não podia deixar de se associar e participar numa iniciativa desta envergadura. Durante o ano, estão a ser planeadas outras ações que serão oportunamente anunciadas”, remata Cristina Matos.