Gestão

ISEP e Academia da Força Aérea formalizam protocolo
09-07-2018
ISEP e Academia da Força Aérea formalizam protocolo

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) recebeu, esta quarta-feira (dia 4 de julho), uma delegação da Academia da Força Aérea (AFA) composta pelo Major-General Paulo Reis Mateus, comandante da AFA, pelo Coronel Rui Ferreira, diretor do ensino da AFA, e pelo Coronel Carlos Páscoa, comandante do Aeródromo de Manobra nº1, situado em Maceda.

O objetivo principal do encontro foi a formalização de um protocolo de cooperação entre as duas instituições nas áreas da investigação e do ensino da engenharia.

“O ISEP e a Academia da Força Aérea representam o que de melhor se faz em Portugal em termos de ensino, criação e aplicação de conhecimento nos diversos ramos da engenharia. Com o protocolo hoje formalizado as duas instituições pretendem unir esforços, recursos e conhecimento para melhorarem ainda mais o ensino e as experiências dos respetivos estudantes e colaborarem em projetos de investigação mais ambiciosos. Os estudantes e investigadores do ISEP terão acesso a um ambiente tão desafiante e diverso como a Força Aérea onde poderão aprender e testar ideias inovadoras. Os estudantes da Academia terão acesso, no ISEP, a ensino e laboratórios de excelência”, refere Maria João Viamonte, presidente do ISEP.

Da parte da Academia da Força Aérea, o Major-General Paulo José Reis Mateus refere o seguinte:

“No prosseguimento da colaboração que decorre já entre o ISEP e a AFA, quer no âmbito de projetos de I&D, quer a nível académico, foi com grande satisfação que realizámos esta visita. É com enorme expetativa que a AFA, através do protocolo celebrado e agora formalizado, espera que a cooperação com o ISEP possa evoluir em benefício do alargamento de competências e da diversificação do conhecimento dos estudantes de ambas as Instituições. Esta colaboração ora formalizada, que está desenhada para ser profícua para ambas as partes, tem já duas atividades a decorrer: uma no domínio do ambiente em que a Academia participou na comissão científica de avaliação dos trabalhos candidatos à 5.ª conferência internacional International Conference on Energy and Environment Research, tutelada pelo ISEP e a segunda, que enforma a colaboração no desenvolvimento de uma dissertação de mestrado, por um estudante do ISEP, cujo tema é a poupança de energia nas infraestruturas aeronáuticas da Força Aérea com o protótipo de estudo no Aeródromo de Manobra Nr. 1, em Maceda, Ovar. Outras áreas serão objeto de estudo e de investigação entre as duas Instituições, designadamente sensores para veículos aéreos não tripulados, engenharia organizacional e comando e liderança. A Academia da Força Aérea está plenamente segura que esta colaboração entre as duas Instituições irá acrescentar valor à investigação e desenvolvimento nos domínios mencionados. A AFA antevê com enorme interesse a possibilidade da realização de novos projetos, envolvendo a participação do seu Centro de Investigação e através da utilização dos conhecimentos, meios e condições que possui, em benefício não só do ISEP e da Força Aérea, mas mesmo a nível nacional.”

Pretendem ainda colaborar na organização de futuros eventos de disseminação de conhecimento, como seminários, conferências e workshops.

O ISEP, a AFA e a sociedade em geral sairão reforçados com o estreitar da cooperação entre as duas instituições.