Outro

Mais mulheres nas áreas da tecnologia e engenharia
08-03-2018

No mundo da tecnologia e da engenharia, por norma, os homens sempre marcaram uma forte presença. No entanto, o interesse e influência das mulheres nestas áreas tem vindo a crescer, pelo que a tendência é que se quebrem estereótipos e se continuem a produzir mais e melhores talentos no feminino.

O ISEP é uma instituição centenária e com um legado de peso, por isso, não é de estranhar as inúmeras gerações de mulheres que já por aqui passaram. Se, numa fase inicial, as salas de aula e atividade laboral em engenharia pertenciam quase única e exclusivamente ao sexo masculino, hoje o cenário apresenta-se mais heterogéneo. No total são cerca de 17 por cento as estudantes que compõem a comunidade de discentes do Instituto. Mas, perspetiva-se que se verifique, a curto e médio prazo, um maior crescimento.

De acordo com um relatório do Instituto Europeu da Igualdade do Gênero, Portugal é um dos membros da União Europeia onde aumenta a presença feminina, por exemplo, nas tecnologias da informação e comunicação, ainda que o País se mantenha abaixo da média comunitária. Mesmo assim, é de salientar o gradual interesse das mulheres nos setores tecnológico e de engenharia, sendo o seu contributo fundamental para uma constante inovação.

Historicamente, o Dia Internacional da Mulher, que se assinala anualmente a 8 de março, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, com o objetivo de homenagear as várias protagonistas que, ao longo da História, ergueram alto as suas vozes em prol da igualdade de género. As manifestações pelos direitos das mulheres tiveram particular incidência, no século XX, nos Estados Unidos da América, Rússia, Europa, mas também noutros pontos do globo.

Ora, o ISEP sempre se pautou pelo lema do ‘Saber Fazer’, por isso, esperamos que as nossas estudantes sejam cada vez mais; que tenham um papel ativo na construção do futuro e que se afirmem no mercado de trabalho não só em contexto nacional, mas também além-fronteiras. Neste contexto, recordamos algumas Alumni ISEP que estão a ‘dar cartas’ em várias frentes, como: Licenciada em Engenharia Informática brilha na Microsoft”, ou “Alumni ISEP trabalha em dispositivos para diagnóstico do Alzheimer”. Mais histórias inspiradoras, certamente, se seguirão.

A Engenharia de qualidade faz-se assim com a dedicação e trabalho de todos os homens e mulheres. As possibilidades são imensas, abrangendo uma multiplicidade de áreas como, por exemplo, informática, robótica, telecomunicações, geotécnica, química, física, indústria ou saúde, entre outras. Cada engenheiro e engenheira pode e deve fazer a diferença. ISEP, uma casa com tradição e futuro!