Estudar

Curso de Obras geotécnicas e obras públicas: casos práticos
21-02-2018

Os Departamentos de Engenharia Geotécnica (DEG) e de Engenharia Civil (DEC) promoveram uma formação intensiva de curta-duração (total de 40 horas) sob o tema “Obras geotécnicas e obras públicas: casos práticos”, o qual decorreu no final de janeiro, com a participação de jovens finalistas do curso de Engenharia Civil da UNISEP – União de Ensino do Sudoeste do Paraná, no Brasil.

 O curso decorreu em contexto de sala de aula, campo e/ou obra, em que os estudantes tomaram contacto com estudos, investigações in situ, soluções projetadas e dimensionadas e obras. Contactaram assim, com ambientes subterrâneos, taludes, barragens e obras portuárias. Para alcançar este objetivo foram apresentados casos de estudo recentes de serviços especializados, no Norte de Portugal, desenvolvidos em parceria pelo Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (LABCARGA) e pelo Núcleo de Estudos da Construção (NEC) e ainda visitas técnicas apoiadas pela EDP-Produção, APDL, Mosteiro de Tibães-DRCN, Câmaras de Amarante e de Cinfães, Golder Associates PT e aeISEP.  O envolvimento da indústria e instituições de referência é sempre uma mais-valia neste tipo iniciativas.

A coordenação geral do curso ficou a cargo de Helder I. Chaminé (DEG) e de José Filinto Trigo (DEC), tendo-se ainda envolvido no seu apoio os docentes do DEG Maria José Afonso, João Paulo Meixedo e Hugo Lopes e a investigadora de doutoramento (FCT) do LABCARGA Liliana Freitas.

Os estudantes envolveram-se intensamente nesta exigente formação em Geotecnia Prática. No final, o feedback foi bastante positivo, sendo que alguns dos participantes manifestaram, inclusive, vontade em voltar ao ISEP para a realização de estudos pós-graduados ao nível do Mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente, ou do Mestrado em Engenharia Civil.

O curso constituiu, segundo os coordenadores, uma experiência pedagógica única e gratificante na transmissão do saber-fazer em que o papel da geotecnia e geomecânica dos maciços rochosos assume um papel central em contextos de projetos e/ou obras complexas (minas, escavações subterrâneas, barragens, taludes, portos).

+INFO Professor Helder I. Chaminé (hic@isep.ipp.pt)