Estudar

Estudante cria framework que vai ser aplicada na Jumia Porto Tech Center
07-02-2018

Ricardo Taboada, recém-mestre em Engenharia Informática – especialização em Sistemas Computacionais, concebeu uma framework de  replicação de dados, que pode ser aplicada em qualquer sistema aplicacional (desenvolvido em Java). O estudo surgiu de necessidades específicas da Jumia Porto Tech Center e será aplicado na prática. 

Sob o título “Conceptualization and Development of a Clustering Framework”, esta dissertação apresenta um problema concreto de uma necessidade de aplicar replicação de dados num sistema distribuído que se encontra atualmente em ambiente de produção, de forma a poder garantir-se a disponibilidade do mesmo.

“Do estudo realizado sobre os principais conceitos de replicação de dados, assim como algumas frameworks de replicação a nível de middleware, e o problema em questão, foi possível conceptualizar e desenvolver uma nova framework de clustering ao nível do middleware. Esta última poderá ser aplicada em sistemas aos quais se queira adicionar capacidade de clustering, independentemente do tipo de persistência com os quais os mesmos interagem”, explica Ricardo Taboada.

De modo geral, a framework desenvolvida possibilita configurar um cluster (grupo) de sistemas aplicacionais homogéneos a correr em máquinas distintas, orquestrando os acessos de escrita de dados entre elas. Usando uma arquitetura Master-Slave, sempre que a instância master recebe uma transação de escrita de dados, faz broadcast da mesma pelas restantes instâncias (slaves) da aplicação que compõem o cluster. Caberá a essas mesmas instâncias, informar a instância master caso não consigam aplicar do seu lado as transações de escrita, assim como informar periodicamente a mesma, sobre a sua versão atual dos dados persistidos. A instância master é responsável por enviar às instâncias slave qualquer transação de escrita em falta nas mesmas, de forma a manter o cluster síncrono entre si.

Os objetivos propostos para este projeto foram alcançados com sucesso, tendo o mesmo sido avaliado com a distinta classificação de 19 valores, sob a orientação do docente do ISEP e coordenador científco, Paulo Gandra de Sousa. O Mestrado em Engenharia Informática do ISEP tem como objetivo o aprofundamento de conhecimento e competências de Engenharia Informática partindo duma base técnico-científica conferida por uma Licenciatura em Engenharia Informática, Ciência de Computadores ou semelhante.