Investigação

INVALUE visa aperfeiçoamento dos serviços e manutenção preditiva na indústria
18-12-2017

O ISEP, através do GECAD (Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento), está a trabalhar num projeto denominado INVALUE, que tem como objetivo principal apoiar a adaptação das empresas aos novos paradigmas a nível das Boas Práticas pró-ativas. O resultado final será o desenvolvimento de uma plataforma integrada de serviços que facilite a implementação de práticas de ecoeficiência e de manutenção preditiva na indústria.

Hoje em dia, as empresas enfrentam constantemente a necessidade de rever a sua forma de pensar, no sentido de remodelar os seus processos de trabalho, formar novas parcerias, adotar novos modelos de negócio e intensificar a utilização da informação e do conhecimento. Como o mundo industrial está em mudança contínua, as organizações sentem uma grande pressão para alcançar bons resultados, seja devido à competição global, crise económica e/ou desenvolvimentos tecnológicos. Por isso, o INVALUE pretende apoiar, precisamente, a adaptação destes novos paradigmas com o desenvolvimento de uma plataforma aberta de partilha de serviços de informação que auxilie todo o processo de gestão de dados e tomada de decisão, de acordo com os domínios industriais, ao longo de toda a cadeia de valor.

A tomada de decisão possibilitada pela plataforma será focada em duas vertentes principais: manutenção preditiva e ecoeficiência. “Para tal, será efetuada uma análise inteligente tanto a dados históricos – referentes a um longo período de tempo e, portanto, de grande volume – como a dados obtidos em tempo-real, recolhidos em chão de fábrica e com vista à geração de métricas, previsões, diagnósticos e notificações. A combinação de análise histórica com a análise de dados em tempo-real é a chave dos componentes inovadores, em particular no que toca aos processos de automação das práticas de manutenção. O sistema inteligente será capaz de notificar quando uma máquina se encontra na eminência de falha, permitindo que a manutenção ocorra antes desta e poupando tempo e recursos à fábrica, assegurando a passagem de um paradigma de manutenção preventiva para o da manutenção preditiva”, explica Goreti Marreiros, docente do ISEP e investigadora principal do GECAD para este projeto.

O sistema INVALUE fará uma monitorização constante dos equipamentos fabris, recolhendo dados operacionais através de sensores colocados para o efeito, assim como de dados provenientes diretamente das máquinas. Ao mesmo tempo, serão recolhidos dados do software de gestão da empresa, os quais serão integrados e analisados a posteriori de forma inteligente, com o objetivo de, tal como mencionado anteriormente, efetuar manutenção preditiva e melhorar a ecoeficiência da empresa. De salientar, que a plataforma terá uma localização central, mas a informação será disponibilizada através de computadores desktop e dispositivos móveis, estando assim disponível em qualquer lugar com acesso à rede.

“A nível de acessos, os utilizadores estarão organizados de acordo com diferentes perfis, a atribuir por um administrador da plataforma. Desta forma, elementos da gestão de topo terão acesso a KPI’s relativos à eficiência e à manutenção, enquanto que os responsáveis de manutenção terão acesso a informação estatística agregada e informação de suporte à manutenção preditiva. Por outro lado, o operador dos equipamentos terá ao seu dispor informação em tempo-real sobre o funcionamento desses equipamentos, incluindo sinalética alarmística e notificações para poder atuar em conformidade”, detalha Goreti Marreiros.

O INVALUE arrancou oficialmente em 2016 e prolongar-se-á até ao final do próximo ano, beneficiando de um orçamento superior a 800 mil euros por parte do Norte2020, Portugal 2020 e FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). A liderança dos trabalhos compete à SISTRADE e, para além do GECAD/ISEP, participam as seguintes entidades: EVOLEO Technologies; FACORT e ISQ. Note-se ainda que este projeto está articulado com os objetivos do projeto europeu InValue, aprovado na Call 8 do programa europeu ITEA 2, cluster EUREKA.