Estudar

A Vida de um Engenheiro Químico e o Mundo dos Biorrecursos
07-12-2017

O Departamento de Engenharia Química (DEQ) promove mais uma edição da iniciativa “A Vida de um Engenheiro Químico e o Mundo dos Biorrecursos”, nos dias 15, 16, 19, 20 e 21 de fevereiro, com sessões de manhã (9h30-12h30) e de tarde (14h30-17h30).

Após o sucesso da edição anterior, em que mais de 140 estudantes do Ensino Secundário participaram, o DEQ continua a apostar nas atividades de divulgação da sua oferta formativa junto dos mais jovens. O objetivo é que os estudantes do Curso de Ciências e Tecnologias tomem parte ativa na realização de experiências laboratoriais, de modo a mostrar a importância da formação em Engenharia Química e em Biorrecursos.

Com esta iniciativa, pretende-se que os participantes encontrem a resposta a algumas questões, nomeadamente: “Como valorizar óleos usados produzindo combustível?”, “Como medir a cor?”, “Como tratar efluentes industriais?”, “Como proteger e colorir materiais metálicos?”, “Como produzir queijo?”, “Como extrair pigmentos das plantas?” ou “Como produzir óleos alimentares?”.

Desta forma, o DEQ pretende mostrar de forma direta, dinâmica e divertida áreas de intervenção dos cursos de Engenharia Química (Licenciatura Mestrado) e, mais recentemente, de Biorrecursos (Licenciatura e Mestrado). A Licenciatura em Biorrecursos figura no conjunto da oferta formativa do ISEP desde 2015 e o Mestrado entrará em funcionamento no próximo ano letivo.

Os primeiros cursos de Engenharia Química remontam aos finais do século XIX, como resultado da Revolução Industrial e esta área profissional tem o seu lugar consolidado no mercado de trabalho. Por outro lado, a formação em Biorrecursos é relativamente recente e decorre da necessidade de valorizar, reciclar e reconverter recursos biológicos garantindo a gestão sustentável do planeta. O aproveitamento racional dos Biorrecursos, o desenvolvimento de novos bioprodutos e a resolução de problemas ambientais são exemplos de áreas de atuação dos licenciados em Biorrecursos.

PROGRAMA

+INFO Professoras Manuela Correia mmb@isep.ipp.pt e Paula Cristina Silva pcs@isep.ipp.pt