Estudar

Formações para desenvolvimento profissional de docentes do Cazaquistão
06-11-2017

Desde 2015, o ISEP tem vindo a desenvolver um conjunto de formações com o objetivo de alargar as competências profissionais de docentes provenientes do Cazaquistão. Este ano letivo realizaram-se mais duas edições (a 7.ª e 8.ª, respetivamente): num primeiro período que decorreu entre 26 de outubro e 4 de novembro; e num segundo que termina a 9 de novembro (quinta-feira).

Sob a denominação ProDE-HEIProfessional Development Course in Education for Higher Education Institutions (em português, “Curso para Desenvolvimento Profissional no Ensino em Instituições de Ensino Superior”), o projeto de formação estabelecido entre o ISEP e o Ministério da Educação da República do Cazaquistão acolheu já mais de 200 docentes cazaques no decurso das várias edições.

As formações inteiramente lecionadas em inglês, nas instalações do ISEP, estão divididas em diversos módulos, numa carga horária superior a 80 horas. Desta vez, o principal tema do curso está relacionado com o “Professor do séc. XXI”. Com efeito, pretende-se que os formandos desenvolvam competências ao nível do planeamento, gestão, implementação e avaliação de projetos de ensino com recurso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S).

O ProDE-HEI surge no âmbito da estratégia de internacionalização do ISEP, com particular enfoque nos países da Ásia Central, onde têm vindo a ser estabelecidos vários acordos de cooperação bilaterais.

Formação de qualidade, mobilidade de docentes e colaboradores, investigação e desenvolvimento e projetos de “capacity building” (em português, “capacitação) são quatro dos vetores da internacionalização do Instituto.