Estudar

Ferramenta para planeamento de redes inteligentes de distribuição de energia elétrica
26-09-2017

Cátia Silva, recém-mestre em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia, desenvolveu uma ferramenta informática denominada SG Plan (Smart Grid Planning), com o objetivo de auxiliar no planeamento de rede de distribuição de energia elétrica num contexto Smart Grid. O projeto de final de curso foi realizado em conjunto com o Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento (GECAD).

O setor elétrico está a atravessar uma fase de mudança e verifica-se um maior interesse pelas energias renováveis endógenas. Destaca-se, particularmente, a ideia de produção distribuída. A este nível não importa apenas a diminuição dos impactos ambientais e dos custos de produção, mas também a fiabilidade, qualidade e estabilidade da operação do sistema. O conceito Smart Grid assume especial importância, uma vez que se trata de uma rede elétrica inteligente capaz de integrar os comportamentos e as ações de todos os utilizadores que se encontram conectados, perspetivando a implantação de estratégias de controlo e otimização da rede de forma mais eficiente.

“Com o objetivo de suprir falhas [nos softwares existentes] e contribuir para o desenvolvimento científico do problema de planeamento de redes de distribuição, esta dissertação propõe uma metodologia que tenha em conta as caraterísticas integrantes do conceito de Smart Grid, com principal enfoque na elevada penetração da produção distribuída”, afirma Cátia Silva.

A autora do projeto precisa ainda que o método desenvolvido se aplica, sobretudo, “na tomada de decisão ao nível do planeamento de redes de distribuição de energia elétrica em Média Tensão”. Desta forma, “é realizada a minimização de três termos essenciais: custo da energia de perdas; custo da energia não fornecida esperada e o custo de reforço da rede com o investimento em novas linhas”, acrescenta.

A Dissertação de Mestrado de Cátia Silva realizou-se sob a orientação do docente Sérgio Ramos e teve como coorientador Bruno Canizes, tendo sido classificada com 19 valores. Fruto do trabalho desenvolvido, foram submetidas as seguintes publicações científicas: “Long-term smart grid planning under uncertainty considering realiability indexes”, capítulo de livro para “Operation, Planning and Analysis of Energy Storage Systems in Smart Energy Hubs”, Springer; “Mixed Integer Linear Programming Approach for Distribution Network Planning in a Smart Grid Context”, resumo submetido e aceite à Power Systems Computation Conference (PSCC) 2018, estando o artigo completo a ser preparado para submissão.

Com o Mestrado Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia, o ISEP especializa engenheiros nas áreas da energia inteligente, automatização da rede elétrica, gestão e operação de tecnologias de produção sustentável e projeto de instalações elétricas de potência elevada. O curso acompanha tendências internacionais, dedicando também atenção a desafios e oportunidades dos mercados liberalizados e a temas como a mobilidade elétrica